WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Meio Ambiente - 22 Jul 2017 08:35

Coleta Seletiva: população deve contribuir com a separação do lixo

Por: Aline Tonello
Visualizações: 387
Coleta Seletiva: população deve contribuir com a separação do lixo (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Em 2013 o sistema de coleta seletiva de lixo reciclável foi implantado em Xanxerê. O serviço é uma exigência da lei nº 12.305/2010 que implanta a política nacional de resíduos sólidos e, no município, o trabalho é realizado pela Continental Obras e Serviços, que venceu a licitação na época. O calendário de recolhimento de lixo foi alterado recentemente para melhor atender a comunidade, mas, para que a coleta seletiva atinja o objetivo de contribuir na preservação do meio ambiente, a população precisa fazer a sua parte.

O lixo seco é composto por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, caixinhas tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes…) e outros resíduos de limpeza não são recolhidos pela coleta seletiva e não devem ser misturados com o lixo seco. Da mesma forma, qualquer resíduo orgânico também não deve ser colocado no mesmo recipiente que o lixo reciclável.

A coleta seletiva é feita por um caminhão específico para esse serviço e todo o material recolhido é levado ao barracão no Bairro Tacca onde trabalham os recicladores das associações Arxan e Vida Nova. Eles separam o lixo, dão a destinação correta e conseguem o sustento por meio disso.

- Quando foi lançada, a coleta seletiva tinha mais força. Muita gente que realizava a separação dos resíduos não está mais fazendo e tem pessoas que nunca fizeram. A gente precisa que a população se conscientize que isso é um trabalho contínuo. Sem que as pessoas separem seu lixo, a coleta seletiva não é eficaz no seu principal objetivo, que é auxiliar na preservação do meio ambiente. Além disso, como esse lixo é destinado aos recicladores, as pessoas também estão contribuindo para que eles tenham renda e consigam sustentar suas famílias. Quanto mais gente separar o lixo e contribuir com a coleta e com o meio ambiente, mais essas pessoas podem conseguir de rendimento – destaca Adierso Bianchi, administrador da Continental.

O cronograma de recolhimento passou por alteração recentemente para otimizar a coleta em todos os bairros e loteamentos do município. Conforme Adierso, se alguma rua não receber o caminhão da coleta ou estiver tendo problemas com o serviço, basta ligar na Prefeitura no 3441-8500 ou na Continental pelo 3382-1300 e a coleta será otimizada.

Confira o cronograma:

- Além da separação do lixo reciclável, nós pedimos que as pessoas identifiquem, de alguma forma, os sacos que são para a coleta seletiva para agilizar o trabalho. Podem ser usadas os tradicionais sacos amarelos ou qualquer outra sacola com algum tipo de identificação. Tem muitas senhoras que aguardam o caminhão e entregam em mãos e nós agradecemos a atenção e, as pessoas que não estão em casa, podem identificar o lixo reciclável e também nos ajudar – finaliza Adierso. 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar