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Comunidade - 13 Set 2021 18:56

Com água cortada, restaurante de comida japonesa fecha as portas e donos cobram da Casan a solução

Problema começou com uma conta de água de mais de R$ 1 mil do mês 05/2021
Por: Francieli Corrêa
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Com água cortada, restaurante de comida japonesa fecha as portas e donos cobram da Casan a solução Fotos: Arquivo pessoal

Os donos de um restaurante de comida japonesa, o Bar Okinawa Sushi LTDA, de Xanxerê, procuraram o TSX para reclamar de uma situação que envolve a Casan do município. Segundo Kariury Neckel e Thamara Vieira, o problema começou depois que eles receberam a fatura do mês de maio deste ano, no valor de 1.290,70. Segundo eles, mais que o dobro do que costumam gastar mensalmente.

O Casal buscou a companhia de água e esgoto para entender o que poderia ter acontecido e resolveu não pagar a fatura enquanto não tivesse uma solução. Nesta segunda-feira (13) a água foi cortada e o restaurante precisou fechar. Segundo Thamara, a Casan chegou a trocar o registro, mas o valor da cobrança continuou sendo o mesmo e o casal permaneceu sem entender o que ocorreu.

“Eu fui até lá para saber o que tinha acontecido com aquele registro, porque ninguém mais deu notificação nenhuma, só mandaram novamente a fatura para nós. A moça falou que estava tudo certo com o registro e que isso era consumo de água nosso. Eu falei que nós não gastamos tudo isso e pedi para ela onde estava o registro velho e ela me disse que ele havia sido descartado. Como eu vou saber que não foi erro deles, sem o registro, como vou ter certeza?” Questiona Thamara.

A matéria-prima usada para os pratos servidos pelo restaurante tem prazo de validade curto o que aumenta o prejuízo de ficar sem poder atender,  e, sem o pagamento da fatura, a Casan disse ao Procon e a eles que não vai religar a água.

“Como vamos ficar fechados todo esse tempo, com toda a matéria-prima que temos. São mais de R$ 5 mil que vão estragar e vão fora. Quem vai pagar isso para nós? Não conseguimos trabalhar, porque não temos água e sem água não conseguimos fazer nada” lamenta a dona do estabelecimento.

Ainda nesta segunda-feira, o casal foi até o Procon de Xanxerê, que notificou a Casan e entrou em contato por telefone com a companhia. O coordenador do Procon, Ivan Marques, explicou que chegou a entrar em contato com a Casan pessoalmente.

“Abrimos a reclamação contra a Casan, pedindo justamente informações sobre o caso. Porque eles alegaram que tiveram essa conta em maio, que eles entraram em contato com a Casan dizendo que não tiveram esse consumo e a Casan tirou o hidrômetro, mandou fazer uma aferição e segundo a companhia não há nenhuma irregularidade, mas, segundo o casal, eles mandaram um encanador olhar e não encontraram nenhum vazamento. Então, nós vamos, agora, atrás de provas. O que a gente pode fazer é tentar mediar esse conflito para que haja um entendimento entre as partes” explicou o coordenador.

Ainda segundo Ivan, a Casan tem um prazo para responder o Procon e diante da necessidade da empresa para se manter funcionando, o coordenador ligou direto para a gerente da companhia e em conversa, posterior, com a responsável do setor, foi informado de que não haverá a religação da água, porque o entendimento da Casan é de que a reclamação é improcedente e que só vai ligar quando a fatura for paga.

Em contato com a chefe da agência da Casan de Xanxerê,  ngela Chinato, ela declarou ao TSX que a companhia está “à disposição do usuário para esclarecimentos”, mas que não poderia “expor situações que envolvem assuntos de cunho privado”.

Kariury Neckel também postou, nas redes sociais do restaurante, vídeos falando sobre a situação. Acompanhe:

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