WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Polícia, Social - 13 Jul 2017 11:33

Comando da PMSC dá primeiro passo para transformar 4ª Cia em Batalhão

Por: Aline Tonello
Visualizações: 535
Comando da PMSC dá primeiro passo para transformar 4ª Cia em Batalhão (Fotos: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Na manhã desta quinta-feira (13), o comando da Polícia Militar de Santa Catarina realizou uma reunião em Xanxerê para tratar da transformação da 4ª Companhia do município em Batalhão, que se tornaria o 29º do Estado. Com isso, Xanxerê passaria a gerenciar 23 municípios e a previsão, conforme o comandante-geral da PMSC, coronel Paulo Henrique Henn, é de que a mudança possa ocorrer ainda este ano.

O coronel destacou que foi realizada a análise da viabilidade técnica da criação de um Batalhão em Xanxerê e que a PMSC se posiciona de forma favorável para que isso aconteça. O encontro, realizado na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) do município, é considerado o primeiro passo para que se busque junto a Secretaria de Segurança Pública e o Governo do Estado à implantação do Batalhão aqui.

- A partir de agora tem outros desdobramentos com a Secretaria de Segurança Pública, com a Casa Civil, com o governador Raimundo Colombo, mas temos certeza que, depois dessa reunião, vamos poder possamos viabilizar o mais rápido possível. Hoje o Batalhão de Chapecó abrange 41 municípios e, diante disso, passaria a ser viabilizado um policiamento mais centralizado através de um Batalhão criado em Xanxerê, ou seja, abrangeria uma área menor, podendo viabilizar um maior número de policiais e, consequentemente, um melhor resultado em termo de policiamento e segurança da região – afirma o coronel Henn.

De acordo com o capitão Vilte dos Santos, comandante da 4ª Cia do 2º Batalhão da PM, a transformação em Batalhão proporciona a melhora da estrutura física, viabiliza mais equipamentos e maior efetivo policial.

- Todo implemento a título de prestação de serviço à comunidade tem uma mudança significativa. A comunidade via ganhar com isso, isso que a gente, enquanto instituição, busca essas melhorias. É claro que não podemos sonhar a curto prazo, que vai mudar significativamente o efetivo por exemplo, porque isso é uma situação que o Estado está com déficit de efetivo mas, claro, para o futuro vai melhorando a logística, desde recurso humano, a própria prestação de serviço à comunidade. Vai melhorar para todos os municípios que compreende a 4ª Companhia e, quiçá, a 5ª Companhia, que está no projeto, e que abrange a região de São Lourenço do Oeste – destaca o comandante da PM de Xanxerê.

Estiveram presentes na reunião autoridades municipais e da região, Ministério Público e Corpo de Bombeiros. O secretário executivo da ADR de Xanxerê, Ademir Gasparini, frisou a importância de se implantar o Batalhão no município.

- Eu penso que a segurança é um dos quesitos mais importantes dentro de uma comunidade. Nós já temos uma companhia muito importante e, com a transformação em Batalhão, sem dúvida vai trazer uma mudança muito grande no que diz respeito ao aumento da segurança pública não só em Xanxerê, mas em toda a região – finaliza Miri.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar