WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Meio Ambiente - 31 Mar 2017 15:41

Comercialização de pinhão é permitida a partir deste sábado (1°)

Por: Alessandra Villani
Visualizações: 643
Comercialização de pinhão é permitida a partir deste sábado (1°) (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

O pinhão é uma semente típica de inverno e já faz parte da culinária do Sul do país nesta época do ano. Entretanto, por conta de uma lei estadual instaurada em janeiro de 2011, a colheita e comercialização só pode ser feita a partir do dia 1° de abril, ou seja, neste sábado. O objetivo é garantir a reprodução da araucária, árvore ameaçada de extinção, que ocorre durante o primeiro semestre do ano. 

A coleta, transporte, depósito, compra e a venda desta semente antes da data permitida, caracterizam em infração administrativa e multa mínima de R$ 500,00. A fiscalização da Polícia Militar Ambiental tem sido intensa nas propriedades rurais da Serra, onde está a maioria dos produtores de pinhão do estado. Por enquanto, colher e vender a semente são proibidos. Em um flagrante no município de Painel, na Serra catarinense, foram apreendidos 96 quilos de pinhão. O produtor disse que era para consumo próprio, mas ainda assim é proibido.

No ano passado, a estimativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), era de que o estado colhesse até 12 mil toneladas de pinhão. Para esse ano, a estimativa deve ficar no mesmo patamar, visto que o pinhão está em fase de quebra de safra. A última produção em alta da semente foi em 2013, quando foi registrada uma safra com 14 mil toneladas.

Em Santa Catarina, no dia 24 de março, a 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), situada em Florianópolis, apreendeu 6,8 toneladas de pinhão que estava sendo comercializado irregularmente. Todo pinhão apreendido foi doado para instituições escolares e assistenciais da Grande Florianópolis, a fim de que sirva de reforço alimentar.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar