Parse error: syntax error, unexpected ':' in /var/www/html/homepages/gerenciador/tudosobrexanxere/expressionengine/libraries/Functions.php(683) : eval()'d code on line 1186
Comunidade, Geral, Meio Ambiente, Social - 28 Jun 2018 09:07

Comissão vai desenvolver projeto de conscientização e uso de sacolas ecológicas

Por: Aline Tonello
Visualizações: 698
Comissão vai desenvolver projeto de conscientização e uso de sacolas ecológicas (Fotos: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Na noite da quarta-feira (27) uma reunião foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores para debater a retomada da conscientização sobre a importância de reduzir o consumo de sacolas plásticas e a volta do hábito de usar sacolas retornáveis em Xanxerê. Participaram do encontro lideranças de associações de moradores, supermercadistas e entidades do município. A discussão ouviu o posicionamento de cada participante com relação ao assunto e, ao final da reunião, foi decidido que uma comissão desenvolverá um novo programa que será apresentado à comunidade xanxerense em dois meses.

Conforme Paulo Ferronatto, presidente da Associação de Moradores do Centro e do Bairro La Salle, organização que buscou a retomada do debate, o objetivo agora é desenvolver um programa que possa ser monitorado, do qual farão parte ações que envolvam a comunidade com educação ambiental, conscientização do uso de sacolas retornáveis e que busque parceria com as empresas e entidades para que dê certo a longo prazo.

- Todos os presentes concordaram com a retomada do projeto das sacolas retornáveis e a ideia é a gente é reescrever o projeto e, para isso, foi elencando nove pessoas para discutir como vai ser. Essa comissão vai se organizar, vai planejar o projeto, e daqui 50 dias vamos nos reunir com a comunidade numa audiência mais ampla e apresentar o projeto com cronograma de execução, para fazer uma coisa participativa e que todos abracem – explica Paulo.

As estratégias que vão promover o maior envolvimento da comunidade vão ser debatidas ao longo do desenvolvimento do projeto, inclusive a cobrança ou não das sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais, principalmente nos supermercados.

- Mais que a cobrança, precisamos da conscientização das pessoas. Uma pesquisa feita no final do ano passado aponta que 81% da população de Xanxerê é favorável ao retorno do projeto e tem muitas pessoas que tem as sacolas em casa. No primeiro momento, vamos trabalhar a questão das sacolas retornáveis e também a conscientização ambiental, porque não é um projeto que tem impacto só nas sacolas plásticas, é uma pontinha do iceberg que tem que começar a trabalhar, teremos um foco e trabalharemos uma coisa de cada vez – destaca.

Quem tiver interesse em acompanhar de perto o debate e o desenvolvimento do novo programa, pode acessar ESSE LINK e preencher os dados. Esse canal possibilita participar ativamente do processo enviando sugestões e buscando a melhor forma de retomar essa conscientização ambiental em Xanxerê.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar