WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura, Geral, Política, Social - 10 Mai 2018 14:25

Comitiva catarinense garante recursos para revitalização da Casa da Cultura de Xanxerê

Por: Aline Tonello
Visualizações: 439
Comitiva catarinense garante recursos para revitalização da Casa da Cultura de Xanxerê (Fotos: Divulgação)

Na tarde desta quinta-feira (10), o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, o xanxerense Adenilso Biasus, anunciou que o Ministério do Turismo vai liberar R$ 406 mil para revitalização da Casa da Cultura Maria Rosa de Xanxerê. O recurso federal foi garantido em Brasília pela comitiva catarinense composta também pelos deputados Valdir Colatto e Mauro Mariani e senador Dário Berger em visita ao ministro de Turismo, Vinicius Lummertz.

A Casa da Cultura, construída em 1959, se tornou patrimônio tombado histórico e cultural em 1984, sendo importante centro fomentador de atividades culturais. O local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros em março de 2017 devido à falta de condições para atendimento ao público no local. Foram apontados principalmente problemas no telhado, rachaduras na estrutura, falta de sinalização de segurança e infiltrações na rede elétrica.

Desde então, oficinas e aulas que vinham sendo desenvolvidas foram remanejadas para outros espaços ou canceladas temporariamente até que fosse conseguido recurso para a reforma. A administração municipal já havia encaminhado pedidos para que a revitalização fosse possível.

- Esse pedido que a Prefeitura encaminhou estava em análise técnica, então nós mostramos ao ministro do Turismo, nosso amigo, a necessidade e importância da Casa da Cultura para Xanxerê e os recursos foram garantidos. A gente sabe que essa força política é muito importante e com os recursos garantidos o pedido vai ser aprovado o mais rápido possível para que haja a liberação dos recursos até o final de junho e a Prefeitura possa realizar a licitação da obra – explica o secretário de Estado Adenilso Biasus.

Ainda de acordo com Biasus, com a revitalização, a Casa da Cultura também irá abrigar a Biblioteca Pública Municipal. Para o diretor municipal de Cultura, Diego Gonçalves, a revitalização do local será um momento histórico para Xanxerê.

- Vai ficar na história do município porque nunca teve uma reforma na Casa da Cultura, então só resta nossa gratidão a essas pessoas que foram e impulsionaram isso para conseguir os recursos, também agradecemos às pessoas que nos ajudaram com o projeto, faz tempo que a gente está atrás disso. Agradecemos a todos os envolvidos porque esse espaço representa tudo o que há de cultura para Xanxerê e vai nos oportunizar dar continuidade aos projetos e envolver mais a comunidade – destaca Diego.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar