WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Economia, Geral, Social - 15 Dez 2017 16:27

Amai realiza balanço de 2017 e define diretoria para 2018

Por: Aline Tonello
Visualizações: 141
Amai realiza balanço de 2017 e define diretoria para 2018 (Fotos: Alessandra Villani/Tudo Sobre Xanxerê)

Na tarde dessa sexta-feira (15) a Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) realizou uma assembleia para balanço das atividades realizadas esse ano sob gestão do prefeito de Xaxim, Lírio Dagort. Na oportunidade, foi divulgada a diretoria para 2018, que será presidida por Adilson Barella, prefeito de Marema. 

Durante 2017, a presidência da Amai visitou diversos municípios e acompanhou o movimento municipalista em encontros estaduais e nacionais. Participou nas reuniões do Conselho Executivo e Fiscal da Fecam, e em audiências em Brasília durante a Marcha dos Prefeitos (mês de maio) e na Mobilização Nacional (novembro), onde foram conquistados o 1% extra de repasse aos municípios e a derrubada do veto ao encontro de Contas.

Nesse período, a Amai também manifestou apoio ao curso de Medicina para Xanxerê; aderiu à campanha de abaixo-assinado para implantação do Batalhão da Polícia Militar para a região de Xanxerê; realizou planejamento institucional da associação; participação nas reuniões da Rota do Milho e deu encaminhamento a pleitos. Foram realizadas ao longo do ano nove assembleias de prefeitos, 25 reuniões de colegiados, nove encontros técnico; 29 cursos e três seminários regionais, totalizando 75 eventos e 2.432 servidores capacitados. Com os cursos gratuitos foi gerada uma economia R$ 309.250,00.

- Primeiramente eu gostaria de agradecer a equipe de colaboradores da Amai, que são pessoas especiais para nós e que prestaram excelentes serviços a todos os nossos municípios. Isso nos dá orgulho de ter ficado esse ano à frente dessa grande associação, que é uma das melhores associações de Santa Catarina com equipe de prefeitos preparados para atender as demandas dos seus municípios. Desde o início do nosso mandato falamos com todos para iniciarem o ano devagar, conter gastos para chegar o final do ano e fechar suas contas dentro do limite prudencial, e a gente tem o prazer de dizer que em 100% dos municípios está acontecendo esse fechamento tranquilo. Todos estão felizes por iniciar 2018 com muitos projetos e financeiramente tranquilos – destaca Lírio.

Lírio Dagort (esq.) passa a presidência da Amai para Adilson Barella (dir.) (Foto: Alessandra Villani/Tudo Sobre Xanxerê)Lírio Dagort (esq.) passa a presidência da Amai para Adilson Barella (dir.) (Foto: Alessandra Villani/Tudo Sobre Xanxerê)

O novo presidente da Amai, Adilson Barella, que terá como vices a prefeita de Ipuaçu, Clori Peroza, e o prefeito de Entre Rios, Jurandi Dell Osbel, frisou a competência de Lírio na gestão e disse que pretende dar sequência ao bom trabalho desenvolvido pelo prefeito de Xaxim.

- Temos uma transição de cargo tranquila e com a preocupação de estar sucedendo um prefeito experiente, então a responsabilidade é maior. Quero parabenizar ao Lírio pela forma como conduziu a Amai esse ano, com certeza contribuiu muito com a experiência dele, a simplicidade de ensinar para que todos conseguissem alcançar seus objetivos e trabalhar dentro da legalidade. Uma coisa que ele sempre prezou foi manter as contas em dia para que todos pudessem fazer uma administração mais tranquila. O objetivo maior é dar essa continuidade sabendo da responsabilidade e excelência que os trabalhos são desenvolvidos pela Amai, com prefeitos que pensam no bem-estar das pessoas e no crescimento dos seus municípios e é isso que a gente preza – afirma o prefeito Adilson Barella.

O novo presidente da Amai, Adilson Barella, com os vices a prefeita de Ipuaçu, Clori Peroza, e o prefeito de Entre Rios, Jurandi Dell Osbel (Foto: Alessandra Villani/Tudo Sobre Xanxerê)O novo presidente da Amai, Adilson Barella, com os vices a prefeita de Ipuaçu, Clori Peroza, e o prefeito de Entre Rios, Jurandi Dell Osbel (Foto: Alessandra Villani/Tudo Sobre Xanxerê)

Segundo Adilson, nessa última assembleia já foram elencadas algumas ações para serem realizadas no começo de 2018 e que nova reunião deve ocorrer para a definição do calendário para o exercício do ano que vem.

- Temos várias necessidades a serem atendidas, mas uma discussão que estamos buscando informações é a respeito da previdência municipal própria, que a gente vai estar tratando no ano que vem para ver a viabilidade. Estamos num período em que passamos por mudanças políticas e de reforma da previdência, então é importante discutir isso e ver qual o melhor a ser seguido – comenta.

casarao


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar