WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura, Geral, Social - 31 Dez 2017 09:08

Confira os alimentos que não podem faltar na mesa na Ceia de Ano Novo

Por: Aline Tonello
Visualizações: 126
Confira os alimentos que não podem faltar na mesa na Ceia de Ano Novo Muitas pessoas preparam a ceia de Ano Novo seguindo as superstições (Foto: Divulgação)

Após a ceia de Natal, agora as atenções se voltam para a ceia de Ano Novo. São muitos os alimentos que a maioria das pessoas dizem não poder faltar nessa ceia. A festa de virada de ano é um momento cheio de superstições, principalmente com as comidas. Há quem diga, por exemplo, que consumir carne de aves nesse dia atrai retrocessos na vida, pois as aves ciscam para trás.

Seguindo as crenças, um prato que não pode faltar na ceia de virada de ano é a lentilha. Independente do modo como é preparada, esse alimento é conhecido em várias regiões do mundo por trazer prosperidade e fortuna. Por isso a tradição de servi-la nesse momento. Além disso, ela pode ser acompanhada por um arroz branco ou com amêndoas, que faz bem para o organismo.

As carnes também não podem faltar nessa festa. As mais tradicionais são a carne de porco e peixes. As receitas à base de peixe estão associadas à fecundidade e saúde, pelo fato desses animais viverem na água. Quem aposta nos peixes no réveillon deseja receber muita saúde no ano novo. Já o porco assado é um prato tradicional para aqueles que querem ter sucesso. Muitos supersticiosos dizem que pelo fato do porco fuçar para frente isso seja sinônimo de desenvolvimento.

Além do prato principal, o que também não podem faltar são os acompanhamentos. Para as carnes, a tradicional farofa é uma ótima combinação. Além disso, uma salada também não pode faltar. Ela pode ser bem leve, com frutas na sua preparação. Ou então uma salada de bacalhau, para atrair bons ventos para o ano que se inicia.

Para a sobremesa, o pudim de leite condensado é um prato fácil de fazer e que combina com a ceia. Aos supersticiosos, uma torta de romã é uma boa pedida. A fruta é símbolo de prosperidade, por isso acredita-se que ela pode trazer bonança. Além disso, cachos de uva são sempre bem-vindos na mesa da ceia de Ano Novo, pois a fruta é carregada de superstições, como a de atrair felicidade e sorte.

E, para acompanhar o banquete que é a ceia de ano novo, as bebidas mais tradicionais são vinhos e espumantes. O brinde de espumante para celebrar a chegada de um novo ano é uma tradição e fortifica os laços entre as pessoas que estão comemorando esse momento.

Independente das superstições, a ceia de virada de ano é um momento de confraternização com amigos e família. É tempo de repensar tudo o que foi feito durante o ano e traçar as metas para o ano que se inicia.


c


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar