WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Social - 14 Dez 2018 13:59

Conselheiras tutelares de Xanxerê participam de congresso nacional

Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 396
Conselheiras tutelares de Xanxerê participam de congresso nacional (Fotos: Aquivo pessoal)

O 7º Congresso Nacional de Conselhos Tutelares aconteceu neste ano na cidade de Luziânia, Goiás, entre os dias 9 e 12 de dezembro e reuniu cerca de mil conselheiros de vários estados e do Distrito Federal, para discutir temas ligados aos Conselhos Tutelares, sendo o principal deles o fortalecimento do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Xanxerê foi representado no evento pelas conselheiras Roseli de Oliveira e Jaqueline de Mello.

O congresso foi realizado com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) e o objetivo foi proporcionar a troca de experiências, articulações e propiciar a definição de diretrizes e pactuações junto aos conselhos tutelares e aos demais operadores do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Brasil. Durante o congresso, os conselheiros tutelares puderam ampliar seus conhecimentos. Segundo a conselheira Roseli, a experiência foi muito proveitosa e vai propiciar a melhora no atendimento do Conselho de Xanxerê, que foi principalmente para aprender mais o Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (SIPIA), que está sendo implantado da cidade.

- Foi muito proveitoso, todos os temas eram interessantes e nós vamos poder aplicar esse conhecimento que adquirimos para melhorar ainda mais o nosso atendimento aqui em Xanxerê. Nós fomos principalmente para aprender mais sobre o SIPIA, o sistema que estamos testando aqui no Conselho. É um sistema bem complexo e já conseguimos aprender um pouco mais sobre ele – disse Roseli.

De acordo com o MDH, os temas debatidos envolveram a criação do plano de ação para fortalecimento da rede de conselhos tutelares e do Manual de Procedimentos e Instruções para a ação destes órgãos. Também foram realizadas discussões e oficinas para disseminar o Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (SIPIA), módulo Conselho Tutelar, que organiza e automatiza a rotina de trabalho dos conselhos tutelares, que podem utilizar a ferramenta para registrar os atendimentos e gerenciar os documentos emitidos durante a aplicação das medidas protetivas.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar