WhatsApp
49 9 9964.1833
Economia, Negócios, Obras, Política - 04 Jan 2018 13:15

Contorno Viário Leste traz expectativa para novos investimentos em Xanxerê

Por: Aline Tonello
Visualizações: 640
Contorno Viário Leste traz expectativa para novos investimentos em Xanxerê (Foto: ARQUIVO/Tudo Sobre Xanxerê)

A liberação para o tráfego no Contorno Viário Leste, em Xanxerê, depende da realização de alças de segurança em um dos acessos, o que pode ocorrer neste mês. A expectativa para a inauguração dos oito quilômetros de asfalto que ligam a SC-480 a BR-282 é grande, já que o trecho é estratégico para o escoamento da produção agrícola do Oeste, além do potencial para receber novos investimentos por parte de empresários do município e da região.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Xanxerê, Charles Rabaiolli, a administração municipal busca que a instalação das empresas ao longo do Contorno Viário Leste ocorra de forma ordenada, para que o crescimento da área industrial continue organizado com o passar dos anos.

- Queremos cuidar para que os proprietários dos terrenos ao longo do Contorno Viário Leste não fatiem esses espaços e acabe gerando problemas depois. Queremos espaços para residência e para empresas para não termos problemas ao longo do tempo. Estamos planejando recuos com relação ao contorno para se criar ruas paralelas e facilitar o acesso e também para que, 20 ou 30 anos, não ter todas as empresas perto demais. Queremos um crescimento ordenado nessa área e, para isso, estamos analisando junto com o Conselho do Plano Diretor como fazer isso para manter o desenvolvimento de forma organizada – afirma Charles.

Com relação à demanda de empresas em busca de espaço, o secretário destaca que há a procura por parte de empresários do município que estão buscando ou ampliar o negócio ou mudar de ramo.

- A gente já acompanha alguns empresários tentando já buscar esses terrenos ao longo do Contorno Viário Leste, inclusive alguns já estão adquirindo. Empresas novas de fora, em função do cenário econômico atual com a crise ainda não tem. A maioria que está buscando são pessoas daqui mesmo que querem crescer ou um segmento novo – comenta.


Novo distrito industrial
Com a parceria da Associação Empresarial de Xanxerê (Acix), a administração trabalha no projeto de mais um distrito industrial para o município. A intenção é fomentar a economia e incentivar os empresários a explorarem o potencial de Xanxerê. No momento, a prefeitura busca por áreas de terra com possibilidade de instalação do novo distrito, que precisa ser bem localizado e de fácil acesso para funcionários, clientes e fornecedores.

- O município, hoje, não tem posse de grandes áreas de terra, então estamos buscando por isso, ainda não temos a localização, estamos analisando com os proprietários para viabilizar a aquisição. Queremos implantar um modelo de distrito industrial que o terreno seria licitado e o empresário teria que pagar um valor por esse terreno com uma carência longa, mas teria que devolver o investimento para o município. A contrapartida do município seria facilitar para o empresário o acesso a esse terreno, com um valor mais justo e com boas condições de pagamento – explica Charles.

De acordo com o secretário, como o processo de definição do local, aquisição do espaço e posteriores licitações deve ser demorado, a intenção é de que o novo distrito industrial seja implantado até o final da gestão do prefeito Avelino Menegolla.

- Ao longo deste ano vamos continuar a buscar áreas de terra. Estamos pensando também em fazer terrenos menores para instalação de fábricas de móveis, por exemplo. No caso de se precisar de um espaço maior, aí se junta terrenos. Estamos movimentando essa questão, mas não é fácil porque não temos recursos no momento, então temos que buscar fora ou criar parcerias com a iniciativa privada para concretizar. Temos a Acix como parceira nesse processo e esse apoio é muito importante para o projeto seguir adiante – finaliza Charles.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar