WhatsApp
49 9 9964.1833
Bombeiros, Comunidade, Verão - 31 Dez 2017 14:01

Corpo de Bombeiros de Xanxerê dá dicas para um verão mais seguro

Por: Aline Tonello
Visualizações: 381
Corpo de Bombeiros de Xanxerê dá dicas para um verão mais seguro (Foto: Arquivo)

O verão é uma época propícia para o lazer, passeio ao ar livre para aproveitar o sol e a natureza. Com ele também chega a época das festas e o período de férias em que muitos vão viajar, vão à praia ou piscinas e balneários junto com familiares e amigos. Para aproveitar esse período sem acidentes e riscos para a saúde, o Corpo de Bombeiros de Xanxerê dá algumas dicas importantes.

Cuidados em clubes e praias

Com as altas temperaturas e o sol forte, há riscos de queimaduras de 1º e 2º grau, desidratação, tontura e queda de pressão arterial. Para evitar as queimaduras, é importante não se expor por períodos de sol forte (das 11h às 15h) e sem proteção como protetor solar, bonés e roupas adequadas. Além disso, alimentos como limão, laranja e abacaxi deixam resíduos na pele que podem provocar queimaduras quando expostos ao sol – lembrar de lavar bem as mãos após o consumo. É essencial sempre possuir e consumir água, evitando a desidratação e risco de insolação em atividades ao ar livre.

Atividades de lazer que envolvem água trazem riscos como afogamentos, acidentes com animais marinhos como água-viva. Por isso os banhistas devem prestar atenção às placas de sinalização, procurar os profissionais guarda-vidas responsáveis e evitar locais de risco. Nas praias, observar as bandeiras dos locais mais seguros e não entrar na água onde houver a presença de águas vivas.

É necessário também que as crianças usem algum tipo de identificação com nome e telefone dos responsáveis em caso de a mesma se perder da família. Também pode ser combinado um local de reencontro em caso de algum imprevisto.

Bebidas e direção
Passar as chaves para quem não beber para evitar acidentes após o consumo de bebida alcoólica. Pessoas que tomam remédios controlados devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas e seguir as recomendações médicas, evitando intoxicações ou complicações. Ao entrar no veículo, não esquecer de usar o cinto de segurança e lembrar aos passageiros que o utilizem.

Fogos de Artifício

Em época de muitas festas, os fogos de artifícios sempre são utilizados e é importante tomar cuidado para evitar queimaduras, mutilações, explosões e incêndios. Para isso, adquira apenas de um vendedor autorizado (regulado pelo Exército). Os produtos devem estar bem acondicionados e sem violação ou adulteração, diminuindo o risco de falhas na utilização. É proibida a venda e manuseio por menores.

Na hora de utilizar, as queimas de grandes volumes como em clubes e eventos deve ser realizada por profissional habilitado (blaster), registrado e treinado. É proibido o uso em ambientes fechados. A queima deve ser executada em distâncias de 40 a 50 metros de isolamento do público, aumentando conforme a quantidade e tipo de material. Jamais reutilize embalagens ou produtos que falharam. Promova o descarte junto com o vendedor.

Em caso de acidentes ou outro tipo de emergência, disque 193!


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar