Crescimento do turismo xanxerense em 2019 deixa departamento satisfeito - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Turismo - 10 Dez 2019 15:13

Crescimento do turismo xanxerense em 2019 deixa departamento satisfeito

Por: Aline Tonello
Visualizações: 991
Crescimento do turismo xanxerense em 2019 deixa departamento satisfeito Elisiane Silveira, coordenadora do Departamento de Turismo de Xanxerê (Fotos: Divulgação)

Ainda no ano passado Xanxerê começou a dar os primeiros passos no cenário do turismo. A atividade, que também movimenta a economia, começa de forma tímida mas bem planejada para que o município, em breve, possa receber até eventos internacionais. Em 2019 o foco foi organizar a casa e começar 2020 com muitas novidades, de forma que o turismo regional ganhe cada vez mais espaço.

Em maio, Elisiane Silveira foi designada para a função de coordenadora do Departamento de Turismo. Com o trabalho que vem realizando na área há algum tempo, conseguiu abrir muitas portas nesse meio para Xanxerê e para a região, já que também é presidente do Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste (Conturoeste), conselheira no Conselho Estadual de Turismo para o biênio 2019-2021, e membro titular da Câmara de Turismo da Fecomércio em Santa Catarina.

- Tínhamos um orçamento baixo e conseguimos mostrar que a gente pode fazer. Organizamos a casa, juntamos a documentação necessária para ficar no mapa brasileiro de turismo, estamos organizamos o plano municipal de turismo, o material para divulgar Xanxerê com a história do município, atrativos turísticos e religiosos, trabalhamos forte no mapeamento dessas atrações e que serão divulgadas em 2020. Tudo o que fizemos em 2019 foi a parte técnica para que ganhe visibilidade em 2020 – disse Elisiane.

Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Um dos pontos altos do desenvolvimento do turismo regional foi a realização do 1º Meeting de Turismo da Região Oeste, que ocorreu em Xanxerê em setembro. Mais de 300 pessoas participaram do evento, principalmente autoridades de todo o estado que buscam fomentar o turismo também como forma de crescimento econômico. A iniciativa foi do Conturoeste com apoio do Sebrae/SC e 35 municípios envolvidos na organização.

Roteiros
O destaque de roteiro turístico de 2019 ficou com a empresa Habitat Ecoturismo que, com o apoio da administração municipal, criou um roteiro envolvendo a Cascata S. Manella, no município. A rota já recebeu muitos visitantes e os horários para passeios estão concorridos. Também o Quedas Park Hotel, de Abelardo Luz, fechou parceria para vender roteiro incluindo passeio em Xanxerê para os grupos de idosos que se hospedam.

A cachaçaria Refazenda recebeu medalhas nacionais de destaque neste ano e entrou para a rota estadual da cachaça. A Vinofest – festa do vinho e do queijo - foi consolidada como festa turística estadual e faz parte do roteiro estadual de festas típicas.

Capacitações
No ano foi realizado capacitação para camareiras e recepcionistas para melhor atenderem os turistas em Xanxerê. Para o próximo ano o Departamento de Turismo vai oferecer curso bilíngue para atendentes de farmácias, supermercado e postos de gasolina para que consigam atender em inglês e espanhol e auxiliar os turistas estrangeiros com informações básicas.

Também haverá capacitação especial para os frentistas para que orientem os turistas sobre locais para alimentação, hospedagem e passeio. Atualmente Xanxerê tem três guias de turismo fazendo cursos técnicos certificados pelo Ministério do Turismo.

Plano Municipal de Turismo
Segundo Elisiane, o Plano Municipal de Turismo começa a ser executado em janeiro com a formação de comissões para conhecer um pouco mais de Xanxerê, principalmente no que diz respeito ao turismo rural.

- Queremos visitar mais propriedades do interior para conhecer mais nosso turismo rural e colocar mais comunidades no roteiro que a gente vende. Quem sabe tenha propriedades que possam funcionar como pousada, que cedam um quarto para turistas, tem gente que quer vir aqui tirar leite, por exemplo, tomar um café colonial em casa. Quem vem para cá quer conhecer as peculiaridades do município, o diferencial. Então vamos mapear todas as oportunidades e tornar em uma lei para a política pública do turismo – comenta.

Eu amo Xanxerê
Seguindo tendência de outras cidades, Xanxerê também vai ter um totem de “Eu amo Xanxerê” para a comunidade e os visitantes fazerem fotos. A novidade é que o principal será colocado no Parque da Femi, em frente ao milhão, e terá grandes proporções. Já outros menores devem ser espalhados pela cidade.

- No início foi bem difícil, mas contamos com a união de pessoas querendo construir, entendendo que o turismo é uma forma de economia, é uma economia criativa porque a gente ainda não está consolidada nas ações. É uma meta para o ano que vem e eu tenho certeza que, com essa oportunidade que o seu Avelino me deu, em 2020 vai ter muita coisa concreta acontecendo, o povo vai começar a ver e difundir nas pessoas a ideia de que só conseguimos vender o município para que as pessoas venham ver o que temos de lindo, quando as pessoas daqui começarem a amar esse município – finaliza Elisiane.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar