WhatsApp
49 9 9964.1833
Publicidade
Saúde - 08 Mai 2017 14:48

Curso no HRSP aborda proteção durante exames de Raio X

Profissionais da região oeste participaram do evento que ocorreu no fim de semana
Por: Alessandra Villani
Visualizações: 368
Curso no HRSP aborda proteção durante exames de Raio X (Foto: Assessoria de Imprensa)

Cerca de 30 técnicos em radiologia, médicos e profissionais de áreas afins da região participaram no fim de semana de um treinamento no Hospital Regional São Paulo – ASSEC, de Xanxerê. O evento foi organizado pela empresa de Física Médica e Proteção Radiológica, BrasilRad, e discutiu sobre a melhor forma de tirar proveito das radiações e minimizar o dano ao paciente e aos envolvidos no processo de exames. Dentre os participantes da capacitação estavam 19 profissionais do HRSP, entre colaboradores e prestadores de serviço.

Conforme o físico médico especialista em Física do Radiodiagnóstico, Renato Bocamino Doro, novas tecnologias com emissão de radiação ionizante são inseridas na sociedade com objetivo nobre de detectar precocemente doenças e tratá-las em tempo hábil para aumento da qualidade e expectativa de vida do paciente.

- Não se discute os benefícios que os raios X trazem para a sociedade. No entanto, para que tais benefícios sejam aproveitados de forma segura, a proteção radiológica tem um papel fundamental durante os procedimentos e rotinas do serviço. Os profissionais precisam de atualização, pois a tecnologia vem mudando. Se mudou a tecnologia tem que mudar também a forma de programar o equipamento - comenta.

Ainda de acordo com o físico, os profissionais devem usar o mínimo de radiação possível.

- O nosso trabalho é desenvolver alguns cursos de educação continuada para técnicos de radiologia e médicos que trabalham com equipamentos de Raio X. Falamos sobre as práticas e conceitos de proteção radiológica. Essa formação é para conscientizar da utilização da menor radiação possível, pois com isso eles (profissionais) estão menos expostos também - explica.

Segundo a supervisora de Segurança no Trabalho, Daiana Baldo, o Hospital Regional São Paulo já conta com o novo sistema digitalizado. A supervisora acredita que o treinamento vai refletir em mais qualidade aos pacientes.

- Na área da segurança incentivamos a participação dos nossos profissionais, pois é importante que o paciente esteja seguro, assim como os que operam o equipamento. Para isso, é preciso que saibam os métodos de radioproteção. O hospital trabalha com muitas legislações específicas e sempre prioriza que isso seja seguido para dar mais qualidade de atendimento – comenta, por meio de assessoria de imprensa.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar