WhatsApp
49 9 9964.1833
Tempo - 25 Abr 2017 07:00

Defesa Civil alerta para risco de temporais no Oeste

Por: Alessandra Villani
Visualizações: 598

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na tarde da segunda-feira (24) a partir de um aviso meteorológico da Epagri Ciram. O alerta se deve pela previsão de temporais que podem ocorrer a partir da terça-feira (25), principalmente na região Oeste do estado.

A nota publicada no site da Defesa Civil avisa sobre a chance de pancadas de chuva que variam de moderada a forte. Além disso, há risco de temporais localizados, principalmente no Oeste. A Defesa Civil alerta para que, caso essas previsões se confirmem, há risco de alagamentos, raios, vendavais e enxurradas.

Essas previsões se dão por conta do rápido deslocamento de uma frente fria pelo estado de Santa Catarina. A previsão, que se estende até a manhã de quarta-feira (26), é de acumulado de chuva pontual de 50 a 80 mm, podendo chegar a 100 mm no Oeste.

Em caso de emergência ou algum problema, moradores podem ligar a para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Recomendações da Defesa Civil SC

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Com informações Defesa Civil de Santa Catarina


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar