WhatsApp
49 9 9964.1833
Tempo - 26 Jun 2018 09:26

Defesa Civil divulga previsão climática para o próximo trimestre

Por: Redação
Visualizações: 212

No próximo trimestre (julho, agosto e setembro), a previsão é de chuva abaixo da média, sendo que no mês de agosto os valores de chuva estarão mais próximos da média histórica na maior parte do estado.  Sendo que eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Climatologia: o que se espera para época do ano
Nos meses de julho e agosto, sendo mais elevada neste último, a média climatológica de chuva varia de 100 a 120 milímetros no Planalto Norte e Litoral e, de 120 a 190 milímetros no Extremo Oeste, Oeste - região a qual pertence Xanxerê -, Meio Oeste e Planalto Sul. Em setembro a média de chuva sobe para 130 a 200 milímetros no Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 130 a 150 milímetros no Vale do Itajaí e Litoral.

A chuva no trimestre é causada pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura
Para o mês de julho a previsão é de temperatura dentro da média e acima da média climatológica para os meses de agosto e setembro.

Ressalta-se que são esperadas pelo menos duas ondas de frio no mês de julho e nas primeiras semanas de agosto, com formação de geada ampla e temperaturas negativas. Estas condições podem favorecer a precipitação de neve, principalmente no Planalto Sul.

No inverno de 2018 será maior a possibilidade de ocorrência de dias com grande amplitude térmica diária (variação da temperatura mínima e máxima) devido à atuação de massas de ar seco. Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa estação.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima /Clovis Corrêa (Meteorologistas)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, AGF e RIC TV.

Defesa Civil/Regional Xanxerê


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar