Defesa Civil lança sistema de alerta de riscos climáticos pela TV fechada - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Geral - 20 Mai 2019 14:33

Defesa Civil lança sistema de alerta de riscos climáticos pela TV fechada

Serviço de envio de mensagens começa a funcionar a partir desta segunda-feira (20) em Santa Catarina
Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 3233
Defesa Civil lança sistema de alerta de riscos climáticos pela TV fechada (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Desde as 14h desta segunda-feira (20) a Defesa Civil de Santa Catarina passou a contar com mais uma ferramenta para manter a população informada sobre eventos climáticos de risco alto e muito alto. Informações sobre a proximidade de tempestades, alagamentos, deslizamentos e ventos fortes, por exemplo, serão enviadas via mensagem, de no máximo 75 caracteres, aos catarinenses através da TV fechada, em todos os canais e ao mesmo tempo.

O novo serviço está em fase de teste e, a princípio, será oferecido apenas em Santa Catarina e no Paraná, através do Centro Nacional de Alertas e Desastres (Cenad) em parceria com a Defesa Civil de cada um dos estados. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, o objetivo é manter a população bem informada e ter respostas mais eficazes em casos de desastres naturais.

- É mais uma ferramenta que a gente traz para a população como um sistema de alerta, para que as pessoas possam ver, entender o que está acontecendo e tomar as medidas preventivas, buscando minimizar ou evitar os efeitos dos desastres propriamente dito -  destacou Peri.

Ainda segundo o coordenador regional, o envio de mensagens via TV a cabo já é utilizado em outros países e é o mesmo sistema já utilizado para enviar mensagens via SMS aqui no Brasil. Além destas, outras ferramentas estão em fase de planejamento.

- Temos também aplicativos que estão em fase de teste, teremos aplicativos específicos para a comunidade, que poderá baixar no seu Smartphone e aí receber informações sobre medições, alertas, abrigos e outras informações que fazem parte do Sistema Integrado da Defesa Civil. Isso logo estará disponível para que população possa acessar essas informações – informou.

Para receber notificações da Defesa Civil sobre os alertas meteorológicos basta enviar um SMS com o CEP do município para o número 40199.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar