WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade - 13 Jan 2018 09:37

Defesa Civil realiza mapeamento de áreas de risco em Xanxerê

O trabalho será feito em todos os municípios de Santa Catarina
Por: Carol Debiasi
Visualizações: 488
Defesa Civil realiza mapeamento de áreas de risco em Xanxerê (Foto: ARQUIVO/Tudo Sobre Xanxerê)

Santa Catarina será o primeiro estado do Brasil a mapear nos 295 municípios todas as áreas de risco geológico e hidrológico com foco no planejamento urbano, prevenção e proteção à população. O convênio, orçado em R$ 20,7 milhões, foi assinado pelo governador Raimundo Colombo, pelo secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais do Ministério de Minas e Energia, José Andriotti. O trabalho será desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Nos municípios de Xanxerê e São Lourenço do Oeste esse mapeamento já foi feito realizado pelas equipes do CPRM e agora segue para a segunda etapa que é a atualização das cartas de suscetibilidade de risco, as quais acontecerão a partir de abril. Para isso, é necessário que os coordenadores municipais da Defesa Civil já tenham um pré-indicativo de possíveis áreas de risco de deslizamento e inundação para encaminhar a essas equipes do Serviço.


Levantamento em Xanxerê
O município de Xanxerê está inserido no domínio de rochas vulcânicas. Nelas encontram-se depósitos quaternários aluviais relacionados ao Rio Xanxerê. A ocupação urbana que ocorreu próxima ao Rio e, por consequência, seu crescimento, fez com que o Rio e seus afluentes fossem canalizados sem estudos, o que hoje configura gargalos que impedem o escoamento das águas em situações de chuvas intensas. Desta forma ocorrem as inundações na cidade, causando transtornos para a população.

Somente em Xanxerê foram levantados sete setores de risco, contendo 700 casas e envolvendo 2.800 pessoas. Porém, esses dados do mapeamento serão atualizados em breve.


Para o próximo dia 15 de janeiro, a equipe do CPRM inicia a execução do mapeamento de risco pelo Oeste, primeiramente nas cidades de Coronel Martins, Galvão, Jupiá, São Bernardino e Novo Horizonte. No dia 14 de fevereiro esses levantamentos ocorrem em Faxinal dos Guedes, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão, Abelardo Luz, Bom Jesus, Ipuaçu e São Domingos. E, no dia 19 de fevereiro, as equipes estarão em Entre Rios, Lajeado Grande, Marema e Xaxim.

Para o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, os atos firmados entre governo Estadual, Federal e Serviço Geológico do Brasil são a concretização de todo trabalho que vem sendo feito e traz resultados positivos.

- O mapeamento é uma ferramenta indispensável para ocupação urbana, emissão de alerta e segurança à população. Juntamente com todas as ações que estão sendo feitas, isso dá uma nova visão no gerenciamento de riscos – finalizou. (Com informações da Defesa Civil de SC)

casarao


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar