WhatsApp
49 9 9964.1833
Publicidade
Obras - 16 Mai 2017 16:42

Demanda na engenharia: mais de cem projetos são analisados por mês

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 409
Demanda na engenharia: mais de cem projetos são analisados por mês (Foto: ARQUIVO/Tudo Sobre Xanxerê)

O setor de engenharia da prefeitura de Xanxerê é responsável pelas consultas prévias, liberação de projetos e alvarás de construção para o público em geral. Paralelo a esse trabalho há também a criação de projetos para os demais ramos da administração pública, como na saúde, educação, social e esporte. Mesmo atuando em um único turno e não tendo atrasos nessas demandas, há aqueles que questionam a demora em ter seus projetos em mãos, aprovados.

Rivael Sander Freschi, responsável pela Secretaria de Obras, explica que há uma falha na elaboração dos projetos por parte dos profissionais e que isso deverá ser resolvido em breve. Ele afirma que o setor de engenharia tem 30 dias para analisar uma consulta prévia, mas caso tenha alguma irregularidade o projeto é devolvido ao engenheiro para que faça as adequações necessárias.

- Quero deixar claro que não temos nenhuma consulta prévia em atraso. Mas o que acontece é que, após protocolar o projeto, nós temos 30 dias para analisar, se tiver algum problema esse projeto é recusado e volta para o engenheiro. Esse profissional vai falar para o seu cliente que a culpa é da engenharia da prefeitura, mas na verdade foi ele quem deixou de colocar no projeto o que de fato precisava – explica o diretor.

Cinco engenheiros do setor despacham cinco consultas prévias por dia. Segundo Rivael, a demanda mensal ultrapassa de cem pedidos para análise e realização das observações necessárias.


Dois turnos
Outra situação questionada pela população que procura o setor é a possibilidade de aumentar o turno também para o período da tarde e, dessa forma, dar mais agilidade nas análises. Porém Rivael acredita não ser necessário, uma vez que não tem atrasos, mas que cabe ao prefeito decidir se há essa necessidade.

- Eu vejo que, por enquanto, não tem necessidade de ampliar o turno para o período da tarde. No ano passado, nessa época, eu tinha mais de 200 alvarás para construção, hoje eu tenho 100, então caiu muito a demanda. E outra, não temos nada em atraso, apenas temos que ajustar esse problema da parte técnica para que um projeto não venha até nós e volte para o engenheiro, o que não teria necessidade caso viesse da maneira correta – comenta.

O setor de engenharia articula com os profissionais da cidade para que ocorra uma reunião em breve e que se resolva esse problema, evitando a demora na liberação dos projetos.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar