WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura, Política - 11 Ago 2017 11:30

Deputado vai debater sobre o plantio de árvores próximo à rede elétrica

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 282
Deputado vai debater sobre o plantio de árvores próximo à rede elétrica (Foto: ARQUIVO/Tudo Sobre Xanxerê)

O deputado estadual do PT, Dirceu Dresch, estará em Xanxerê nesta sexta-feira (11) para um seminário regional da Amai. O encontro é aberto à população e acontece na Câmara de Vereadores a partir das 19h. O objetivo desse debate é expor o Projeto de Lei 71.5/2015 que estabelece limites para o plantio de árvores exóticas e outras árvores de grande porte junto à rede de distribuição de energia elétrica.

O vereador Adriano de Martini (PT) lembra que em 2015 um projeto semelhante a esse foi votado e aprovado pela legislação da época. Trata-se da Lei Ordinária nº  3760/2015 de 10/08/2015. Segundo Adriano, o principal objetivo desses encontros entre o deputado e a comunidade é aprimorar o projeto que tramita na Alesc.

- Nós aprovamos ainda em 2015, quando iniciou essa discussão no Estado, o deputado Dresch nos encaminhou o projeto de lei e pediu para fazermos moção de apoio e também aprovarmos no município.  Fizemos o debate em Xanxerê e aprovamos essa lei. Esse projeto foi apresentado na Alesc e agora está sendo debatido na Comissão de Constituição e Justiça, onde passa por emendas. O deputado realiza esses seminários no intuito de debater e ouvir a população que trabalha nessa área e também aprimorar o debate para que seja aprovado o quanto antes – explica Adriano.

Em dias de chuva ou até mesmo fortes ventos, os agricultores são prejudicados quando galhos e até árvores acabam caindo sobre a rede de elétrica. Sem a energia nas propriedades, o trabalho de ordenhar vacas e os aviários ficam comprometidos.

- O problema central é a falta de energia recorrente nos interiores dos municípios e em Xanxerê temos várias comunidades que quando chove ou venta muito, acaba caindo galhos ou árvores encostando na rede elétrica e derrubando a energia, prejudicando muitos agricultores que dependem para ordenhar as vacas, aviários, enfim. Então o objetivo é melhorar a qualidade da transmissão de energia nos interiores – comenta.


Exemplo de município que aprova projeto semelhante
Na Câmara Municipal de Videira, ainda no mês de abril deste ano, um projeto que trata sobre esse assunto também foi discutido. Durante a explanação, a gerente regional da Celesc, Tânia Farias, falou que no ano de 2016 foram investidos mais de R$ 1 milhão em limpeza, e que grande parte do valor foi destinado para dar cabo a derrubada de árvores, como pinus e eucaliptos, plantados de forma desordenada e invadindo as redes de distribuição de energia.

- No mês de fevereiro, 51% das nossas ocorrências de falta de energia foi por conta da vegetação na rede. Todo o nosso trabalho foi identificado. As nossas equipes chegaram no local, e constataram que havia vegetação na rede e tiveram de retirá-la - ressalva Tânia.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar