Dezembro Laranja: cuidados com a pele durante o verão - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Verão - 17 Dez 2020 18:24

Dezembro Laranja: cuidados com a pele durante o verão

Por: Redação
Visualizações: 180
Dezembro Laranja: cuidados com a pele durante o verão (Foto: Tatiana Gabbi/Reprodução)

O mês de dezembro é marcado por diversas campanhas de conscientização sobre o câncer de pele, o mais incisivo do Brasil. Com a chegada do verão, a exposição ao sol aumenta significativamente e, devido a isso, os cuidados com a pele devem ser redobrados. A médica dermatologista de Xanxerê, Luciana Gauer, conversou com a equipe do Tudo Sobre Xanxerê, para sobre as orientações cuidados que devemos ter durante o verão.

Segundo Luciana, o uso de protetores solares deve ser constante, principalmente quando houver exposição ao sol. Porém, ela ressalta que além do uso do protetor, as pessoas devem lembrar que é muito importante usar chapéus, roupas de proteção ultravioleta, óculos de sol, tomar muito líquido, como água de coco, água ou sucos naturais e comer frutas e legumes.

- As pessoas precisam lembrar que o protetor solar é uma das coisas que devemos usar para se proteger, mas que não é a única coisa. Temos que lembrar que é importante usar em conjunto com o protetor: chapéus, roupas de proteção, óculos de sol e,claro, tomar muito líquido. A combinação de tudo isso vai nos ajudar a manter uma pele e uma saúde melhor, não só durante o verão – explica.

Ela explica ainda que o protetor solar ideal para a pele nunca deve se abaixo de 30, porém frisa que além disso, outros fatores devem influenciar na escolha do melhor protetor. O tipo de pele, de exposição solar que a pessoa se submete no dia a dia, se já teve câncer de pele ou pele manchada, são alguns dos fatores que devem ser levados em conta na hora da compra.

Hoje existem diversas marcas e tipos de protetores solares. Para os adultos é possível encontrar em creme, gel, fluido, gel creme e efeitos mate, por exemplo. Vale lembrar que os brasileiros costumam ter a pele do rosto mais oleosa do que a do corpo e neste caso é recomendado utilizar produtos diferentes. De acordo com a dermatologista, bebês menores de seis meses de idade não devem usar protetor solar. A partir dessa idade é recomendado o uso de protetor solar específico para a pele delas.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Luciana Gauer ressalta durante a entrevista sobre as câmaras de bronzeamente, que mesmo sendo proibidas, muitas pessoas ainda utilizam. Segundo a dermatologista, elas causam um dano bem maior que a radiação emitida pelo sol e possuem mais chances de causar o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

- As pessoas têm uma falsa impressão que vão para a câmara de bronzeamento e não vão danificar a pele, sendo que o dano emitido por lá pode ser muito maior. Toda pessoa que se submeteu à algum tipo de bronzeamento artificial ao longo dos anos, terá um risco muito maior de desenvolver câncer de pele no futuro do que alguém que fez um bronzeamento natural. Essas câmaras são proibidas e eu aconselho as pessoas a não usarem em hipótese alguma – explica.

Pessoas com a pele e olho claro, que possuem muitas pintinhas pelo corpo, ruivos ou quem apresentem histórico familiar de problemas de pele na família, possuem uma chance maior de desenvolverem algum tipo de câncer de pele no futuro. Por conta disso, a dermatologista afirma que os cuidados devem ser seguidos diariamente.

- As pessoas que possuem mais chances de desenvolver algum tipo de câncer na pele devem orientar desde pequeno os seus filhos sobre a doença. Acho importante lembrar ainda da iniciativa de Dezembro Laranja, para que cada vez mais pessoas tenham acesso a todas as orientações de prevenção e assim, tenhamos gerações futuras com pele mais saudáveis – finaliza.

Por Sanny Borges

Publicidade:


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar