WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura, Comunidade - 24 Jul 2017 15:50

Dia da Agricultura Familiar deve ser lembrado com reconhecimento

Por: Alessandra Villani
Visualizações: 700
Dia da Agricultura Familiar deve ser lembrado com reconhecimento (Foto: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores)

Nessa segunda-feira, 24 de julho, é comemorado o Dia da Agricultura Familiar em Santa Catarina. A lei 17.787, aprovada em 2009, de autoria do deputado estadual Dirceu Dresch (PT), incluiu a data no calendário oficial do Estado. Além disso, desde 2013 esse dia também foi incluído no calendário oficial do município. A lei nº 3583/13, de autoria do vereador Adriano De Martini instituiu o dia e a semana municipal da Agricultura Familiar em Xanxerê.

Hoje, a agricultura familiar representa mais de 60% da produção do município, movimentando também a economia. Em Santa Catarina, 90% das médias e pequenas propriedades são tocadas por agricultores familiares. A nível de Brasil, 70% dos alimentos comercializados e consumidos provém da agricultura familiar.

- Queremos manter viva e ativa a luta pelo fortalecimento da nossa agricultura familiar. É uma data importante para reconhecer e valorizar os agricultores, fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento do setor que vem sendo atacado pelo atual governo federal – afirma o deputado Dirceu Dresch, através de assessoria de imprensa.

A escolha do dia 24 de julho é uma referência à data da sanção da lei federal nº 11.326, de 24 de julho de 2006, que estabeleceu as diretrizes para a formulação das políticas públicas direcionadas à agricultura familiar.

O presidente da Câmara de Vereadores e autor da lei municipal que institui a data em Xanxerê, Adriano De Martini, destaca a importância de reconhecer o trabalho dos agricultores familiares do município.

- Principalmente nessa data de hoje destacamos a importância e o reconhecimento do agricultor familiar do nosso município pela sua contribuição social e econômica que tem desempenhado. É uma forma de nós reconhecermos esse trabalho nessa data e valorizar os agricultores que muitas vezes sofrem com diversas dificuldades. Enquanto representantes do povo xanxerense devemos mostrar o nosso reconhecimento e a nossa alegria em poder representar a agricultura familiar e também poder estar junto dos agricultores para melhores condições nas suas propriedades e também pensando em uma cidade melhor – comenta.

Dentro os produtos da agricultura familiar no Brasil pode-se destacar que 89% da mandioca, 67% do feijão, 70% dos frangos, 60% dos suínos, 56% do leite, 69% da alface, 75% da cebola, 62% da banana, 49% do milho e 49% do tomate produzido no país provêm desse setor. Gera 75% dos empregos do campo e é responsável por 10% do PIB nacional. Além de produzir alimentos essenciais aos brasileiros, a agricultura familiar tem uma importância social maior ainda, principalmente nos pequenos municípios, onde é o principal ator econômico.

(Com informações assessoria do deputado)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar