WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Entretenimento - 01 Abr 2017 12:35

Dia da Mentira: conheça a origem dessa data

Por: Direto da Redação
Visualizações: 379

Nesse sábado (1°) é lembrado o “Dia da Mentira”. O dia é caracterizado por brincadeiras e mentirinhas dos mais diversos tipos entre as pessoas. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”.
Sobre a origem da data, a versão mais conhecida da história remonta ao século XVI, na França. Nesse país a chegada do ano novo era comemorada durante uma semana, entre 25 de março e 1° de abril. Até que em 1564 o Rei Carlos 9º decretou que o ano novo seria celebrado em 1° de janeiro, seguindo o calendário gregoriano.

Muitas pessoas levaram algum tempo para se acostumar com essa mudança e outras resistiram à troca de datas. Essas pessoas se tornaram alvo de brincadeiras e ridicularização. Elas eram chamadas de “bobos de abril”, eram convidados para festas inexistentes e recebiam presentes inusitados no dia 1° de abril.


Origem do Dia da Mentira no Brasil
Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria sido lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia.


Pegadinhas e piadas do Dia da Mentira
Entre os temas que costumam ser mais utilizados como motivo de pegadinhas e piadas no Dia da Mentira estão:
Falar para o namorado que está grávida;
Falar para a esposa que foi demitido;
Falar para os seus amigos que você ganhou na loteria;
Falar que roubaram o seu carro;
Falar que vai sair do país e não volta mais;
Falar que vai se casar (mesmo não tendo noiva/noivo).


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar