Dia Nacional de Combate à Sífilis alerta para a importância da prevenção - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Saúde - 17 Out 2020 08:30

Dia Nacional de Combate à Sífilis alerta para a importância da prevenção

Por: Redação
Visualizações: 211

O terceiro sábado do mês de outubro é marcado pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), ocasionada, geralmente, pela falta do uso da camisinha nas relações sexuais. Entre os anos de 2018 e 2019, as taxas de infecção pela doença sofreram uma queda em Santa Catarina, porém a sífilis continua sendo um sério problema de saúde pública e quando a infecção acontece durante a gravidez, fica ainda mais preocupante.

A médica ginecologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), Flávia Soares, explica que a sífilis congênita, passada da mãe para o bebê durante a gravidez, é uma doença muito grave e causas inúmeros problemas para a saúde da criança, como a má formação ou até a morte.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

- A maneira mais eficaz de se prevenir da sífilis congênita é fazendo um pré-natal, onde os exames que detectam a sífilis são realizados periodicamente - esclarece a médica.

Segundo levantamento da Dive/SC, a taxa de incidência de sífilis em bebês, passou de 6,9 em 2018, para 6,0 casos por mil nascidos vivos em 2019. Em gestantes, caiu de 24,7 casos em 2018 para 21,5 em 2019. Já a taxa de detecção de sífilis adquirida passou de 175 casos por 100.000 habitantes em 2018 para 151,9 casos em 2019.

A sífilis é uma doença, na maioria das vezes, assintomática, ou seja, a pessoa não sabe que possui e continua transmitindo. A infecção pode se manifestar como uma ferida nos órgãos genitais e ínguas nas virilhas, que desaparecem naturalmente e passam despercebidas. A melhor maneira de detectar a sífilis é através do teste rápido, que é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de maneira gratuita, tendo seu resultado em 30 minutos.

A sífilis tem cura e o tratamento também é realizado nas UBS, de forma gratuita. Na gravidez, é essencial que o tratamento seja feito desde o início da gestação, para prevenir a doença no bebê, por isso a importância do diagnóstico precoce.

*Com informações da Dive/SC e Governo de Santa Catarina

Por Sanny Borges


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar