WhatsApp
49 9 9964.1833
Saúde - 10 Mar 2018 08:19

DIVE confirma primeiro caso autóctone de febre de chikungunya

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 502
DIVE confirma primeiro caso autóctone de febre de chikungunya (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) confirmou o primeiro caso autóctone de febre de chikungunya em uma pessoa residente no município de Cunha Porã, na Microrregião Oeste de Santa Catarina.O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo a investigação epidemiológica conduzida pelos agentes de saúde do município de Cunha Porâ, trata-se de um paciente de 68 anos. Ele iniciou com os sintomas no dia 13 de fevereiro. No dia seguinte foi internado para tratamento, recebendo alta no dia 16. A investigação estabeleceu uma correlação a um caso importado de outro paciente, cujos primeiros sintomas ocorreram em 31 de janeiro. As duas pessoas residem no mesmo bairro do município.

Em relação ao caso autóctone, todas as medidas de bloqueio de transmissão foram desencadeadas pelo município, com o apoio da equipe da Gerência de Saúde da ADR Chapecó, sendo elas eliminação, adequação e tratamento químico de depósitos com água e pulverização espacial de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV).

A DIVE reforça a importância da população procurar atendimento imediato caso apresente sintomas de febre de chikungunya. Os sintomas incluem febre de início repentino e dores intensas nas articulações, principalmente pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, associadas ou não à presença de edema. Podem ocorrer, também, dores nas costas, cefaleia, mialgia e manchas vermelhas na pele. Além disso, é fundamental a intensificação das ações de prevenção com a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar