WhatsApp
49 9 9964.1833
Saúde - 10 Mar 2018 17:00

Dive emite alerta sobre a importância da vacinação contra o sarampo

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 164
Dive emite alerta sobre a importância da vacinação contra o sarampo (Foto: Divulgação)

Diante de orientações do Ministério da Saúde para todas as secretarias estaduais de saúde sobre os casos de sarampo no Estado de Roraima e enfatizando as medidas de prevenção e o controle desse problema que é a reintrodução da circulação do vírus no país, a diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina também emitiu alerta para a população e os municípios.

Até o dia 3 de março, Roraima registrou 13 casos suspeitos de sarampo, com seis confirmados e um óbito. Do total, nove são venezuelanos e quatro brasileiros, todos com faixa etária entre cinco meses e 10 anos.

A Dive recomenda que os seguintes grupos procurem o quanto antes um posto de vacinação:

- Pessoas que estejam com viagens marcadas para o Estado de Roraima ou destinos internacionais, pelo menos 15 dias antes da viagem.

- Pessoas que não tenham sido vacinadas com as doses da tríplice viral e da tetraviral na infância e as que nunca tiveram sarampo.

A gerente de Imunização da Dive, Vanessa Vieira, orienta que a população catarinense mantenha a caderneta de vacinação atualizada, principalmente com a vacina tríplice viral que, além do sarampo, protege também contra caxumba e rubéola.

- A imunização correta pode evitar diversas doenças e as vacinas são a forma mais eficaz e segura de nos defendermos dessas enfermidades - garante Vanessa.

- Os casos registrados recentemente em Roraima servem de alerta para que os profissionais de saúde dos municípios de Santa Catarina reforcem a atenção para a detecção precoce de casos suspeitos e organizem uma resposta rápida e coordenada - comenta a enfermeira Alda Maria Rodolfo Silvia, chefe de divisão da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Imunização e DTHA (GEVIM).

A vacina contra o sarampo é a única forma de prevenir a doença. O esquema vacinal vigente disponível gratuitamente no SUS é de uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e a segunda dose (com a vacina tetraviral que também protege contra a varicela) aos 15 meses. Adultos, até 49 anos de idade, sem histórico da doença e/ou sem comprovante vacinal também devem ser vacinados. Apenas as pessoas imunodeprimidas e as mulheres grávidas não devem receber a vacina, que devem esperar para serem imunizadas após o parto.


Sarampo
É uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são febre alta acima de 38,5° C, acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz.

Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e morte, além de causar diarreias e até infecções no encéfalo. Acomete com maior gravidade os desnutridos, recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

A transmissão da doença ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreção expelida ao tossir, espirrar ou falar. O vírus pode ser transmitido de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas vermelhas e até quatro dias após. Em caso de suspeita da doença, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima e evitar a circulação em locais públicos. (Governo SC)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar