WhatsApp
49 9 9964.1833
BR-282 - 10 Jun 2017 09:27

DNIT não tem previsão para licitar compra de redutores de velocidade

Por: Aline Tonello
Visualizações: 696
DNIT não tem previsão para licitar compra de redutores de velocidade (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Um acidente com vítima fatal no dia 14 de maio desse ano reascendeu o debate sobre a necessidade de um redutor de velocidade no trecho da curva sob o viaduto na BR-282, no perímetro urbano de Xanxerê. Uma moção de apelo foi redigida em nome de todos os legisladores do município e a prefeitura também encaminhou dois ofícios pedindo que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e as autoridades competentes resolvessem a situação com extrema urgência. Apesar disso, até o momento não há previsão para que o problema seja resolvido.

A equipe do TUDOSOBREXANXERÊ.com.br entrou em contato, na última terça-feira (6), com a assessoria de imprensa do Dnit em Santa Catarina para saber como andam as tramitações. A assessora de imprensa Maria Helena informou que o Dnit/SC tem um levantamento para instalação de redutores de velocidade em pontos críticos em todo o estado, inclusive no Oeste, porém tudo depende da realização da aquisição por meio de uma licitação que ainda não tem previsão para ser feita.

- A licitação para redutores de velocidade em todo o Brasil é feita pelo Dnit em Brasília, não passa pela gente aqui. Toda a licitação está sendo promovida por lá, inclusive era para acontecer no dia 29 e eu soube que foi suspensa, então ainda não temos novidade quanto a isso, tem que aguardar a licitação por Brasília, a qual vai adquirir redutores de velocidade para o Brasil todo – afirmou Maria Helena. 

Reivindicações
No dia 18 de maio, o prefeito Avelino Menegolla e o secretário Municipal de Obras, Rivael Freschi, estiveram no Dnit/SC onde conversaram com o engenheiro do órgão, Ronaldo Barbosa. O prefeito explicou a situação da rodovia no perímetro urbano de Xanxerê e reforçou o pedido da instalação de lombada eletrônica no local como medida para evitar novos acidentes. Na oportunidade, prefeito e secretário receberam a confirmação de que um redutor de velocidade será destinado para esse trecho crítico em Xanxerê.

Segundo levantamento da equipe do TUDOSOBREXANXERE.com.br, de 2013 para cá foram mais de 15 acidentes naquela curva envolvendo automóveis e veículos de carga, muitos deles com vítimas fatais. Em maio do ano passado, o Dnit/SC havia confirmado ao presidente do legislativo xanxerense na época, Wilson Martins dos Santos, que seria providenciada a instalação de uma lombada eletrônica nesse trecho crítico. O prazo era de que em, no máximo 60 dias, o redutor de velocidade seria instalado, o que não aconteceu.

Relembre a matéria:
- Dnit/SC deve instalar lombada eletrônica em trecho da BR-282

Em julho novamente o Dnit foi cobrado por lideranças xanxerenses, dessa vez em Brasília, e o chefe de gabinete do Diretor Geral, Flávio Bazzano Franco, garantiu aos vereadores que o município seria contemplado no novo pregão de nº 168/2016, com a instalação de vários controladores de velocidades. Na época ele afirmou que o pregão já estava em fase final e deveria ser concluído em breve para que o contrato fosse assinado e os controladores fossem instalados, o que novamente não aconteceu.

Relembre a matéria:
- Vereadores reforçam pedido de lombada eletrônica para trecho da 282

Legisladores, executivo e a comunidade nunca deixaram de cobrar uma providência por parte do órgão responsável, inclusive empresários até ameaçaram fechar a rodovia como forma de protesto ao descaso.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar