WhatsApp
49 9 9964.1833
BR-282, Política, Trânsito - 06 Ago 2017 09:51

DNIT prevê instalação de nove controladores de velocidade em Xanxerê

Por: Aline Tonello
Visualizações: 1519
DNIT prevê instalação de nove controladores de velocidade em Xanxerê (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) de Santa Catarina prevê a instalação de nove controladores de velocidade na BR-282, no perímetro urbano de Xanxerê. Os equipamentos fazem parte do novo Programa Nacional de Controladores de Velocidade (PNCV), o qual está em fase de licitação em Brasília para contratação de empresa para a instalação de controladores de velocidade em todo o país.

Conforme o DNIT/SC, existe um levantamento prévio da necessidade de equipamentos em várias regiões do Estado, mas o órgão aguarda o fim do processo licitatório para finalizar os estudos. Na segunda semana de julho, o DNIT encaminhou à Câmara de Vereadores de Xanxerê informações sobre a instalação desses controladores de velocidade no município, após receber uma indicação e uma moção de apelo da Casa Legislativa pedindo uma solução para reduzir os acidentes no perímetro urbano da BR-282.

Segundo o documento, há previsão de instalação de nove controladores de velocidade na BR-282 no trecho que corta Xanxerê. Os quilômetros 497.1, 498.4, 498.7, 499.2, 504, 504.9 e 509.3 vão receber dispositivos com display que informa a velocidade. Já no km 502.2 e 502.4 são equipamentos do tipo fixo, ou seja, que tem a estrutura para captação da imagem sem o display que informa a velocidade de passagem. Serão instalados antes da curva sob o viaduto, em ambos os sentidos.

Reivindicações
No dia 18 de maio, o prefeito Avelino Menegolla e o secretário Municipal de Obras, Rivael Freschi, estiveram no DNIT/SC onde conversaram com o engenheiro do órgão, Ronaldo Barbosa. O prefeito explicou a situação da rodovia no perímetro urbano de Xanxerê e reforçou o pedido da instalação de lombada eletrônica no local como medida para evitar novos acidentes. Na oportunidade, prefeito e secretário receberam a confirmação de que um redutor de velocidade será destinado para esse trecho crítico em Xanxerê.

Segundo levantamento da equipe do TUDOSOBREXANXERE.com.br, de 2013 para cá foram mais de 15 acidentes naquela curva envolvendo automóveis e veículos de carga, muitos deles com vítimas fatais. O mais recente ocorreu no dia 14 de maio de 2017 e o motorista da carreta foi a óbito após dar entrada no hospital.

Em maio do ano passado, o Dnit/SC havia confirmado ao presidente do legislativo xanxerense na época, Wilson Martins dos Santos, que seria providenciada a instalação de uma lombada eletrônica nesse trecho crítico. O prazo era de que em, no máximo 60 dias, o redutor de velocidade seria instalado, o que não aconteceu.

Relembre a matéria
- Dnit/SC deve instalar lombada eletrônica em trecho da BR-282

Em julho novamente o Dnit foi cobrado por lideranças xanxerenses, dessa vez em Brasília, e o chefe de gabinete do Diretor Geral, Flávio Bazzano Franco, garantiu aos vereadores que o município seria contemplado no novo pregão de nº 168/2016, com a instalação de vários controladores de velocidades. Na época ele afirmou que o pregão já estava em fase final e deveria ser concluído em breve para que o contrato fosse assinado e os controladores fossem instalados, o que novamente não aconteceu.

Relembre a matéria
- Vereadores reforçam pedido de lombada eletrônica para trecho da 282

Legisladores, executivo e a comunidade nunca deixaram de cobrar uma providência por parte do órgão responsável, inclusive empresários até ameaçaram fechar a rodovia como forma de protesto ao descaso.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar