Tudo Sobre Xanxerê
49 9 9964.1833
Durante o verão é comum que doenças como micoses, brotoeja, bicho geográfico e conjuntivite se manifestem com mais freqüência, principalmente para quem costuma freqüentar praias nesta época do ano. Elas são causadas principalmente pelo calor e umidade da pele, comuns no verão. E cuidados simples podem evitar esse tipo de contaminação.
O chefe do Serviço de Controle de Infecções do Hospital Celso Ramos, Dr Valter Araújo, explica como funciona a contaminação por essas doenças.
- Elas são mais comuns porque quando você tem calor, você tem pele úmida, pele quente, essa associação é ótima para a proliferação de fungos, por exemplo. O excesso de sudorese eventualmente obstrui a glândulas sudoríferas e acaba levando à brotoeja. E o contato na areia da praia com larvas de um verme que é eliminado nas fezes de cachorros pode causar o que a gente chama de bicho geográfico. Além disso, o contato com água e toalhas contaminadas com bactérias e vírus podem levar a conjuntivite, por exemplo.
O infectologista destaca que esses problemas podem ser evitados com alguns cuidados básicos no dia-a-dia.
- A prevenção depende do tipo de situação. No caso do bicho geográfico, a gente deveria evitar de levar cachorros para a praia ou levá-los ao veterinário para tratamento. Com relação à brotoeja, a gente deveria manter essas pessoas em ambientes mais frios, evitar que ela suem demais e que haja a obstrução das glândulas de suor. Usar tecidos que respirem melhor, como algodão. Em relação às micoses, um dos segredos é principalmente manter o corpo limpo e seco, enxugar bem os pés e as partes do corpo onde hpa o acúmulo de pele após tomar banho, evitar permanecer muito tempo com roupas molhadas. E a prevenção da conjuntivite é lavar bem as mãos antes de tocar os olhos e evitar compartilhar objetos como toalhas e óculos – orienta.
O tratamento para cada uma dessas doenças também varia. Para os casos de bicho geográfico é recomendado um tratamento com medicamento antiparasitário. Também é necessário tratar os animais domésticos que tenham a doença. Já as pessoas com brotoeja devem ser mantidas em ambientes frescos, para diminuir a intensidade do suor. Esfoliar a pele com tecidos ásperos também ajuda.
As micoses de pés e pele podem ser tratadas com pomadas antifungo. As conjuntivites podem ser virais ou bacterianas. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Já o tratamento da conjuntivite bacteriana é feito com colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico. Em ambos os casos é importante manter os cuidados com a higiene, lavando bem os olhos e fazendo compressas com água filtrada ou fervida.
(Fonte: Secom)
Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.