WhatsApp
49 9 9964.1833
EXPO FEMI, Meio Ambiente - 18 Fev 2018 10:21

Educação ambiental será foco da Comissão de Meio Ambiente na Expo Femi

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 416
Educação ambiental será foco da Comissão de Meio Ambiente na Expo Femi (Foto: Folha Regional)

A Comissão de Meio Ambiente é presidida por Alessandro Antoniolli e surgiu para duas situações: gestão dos resíduos sólidos e trabalho de reeducação ambiental. A comissão é composta por cinco pessoas. Segundo Alessandro, como as ações são limitadas ao orçamento, algumas propostas tiveram que ser deixadas de lado como o intuito de anular a emissão de gás carbônico durante a festa, e maior divulgação da agroecologia, que é o estudo da agricultura por uma perspectiva ecológica.

O Instituto Madre Bernarda (IMABE), que realiza projetos sociais e ambientais, trabalhará com gestão de resíduos sólidos, para dar destinação correta ao material produzido. Na área educacional será utilizado o bosque para trabalho de monitoria com alunos de cursos relacionados ao meio ambiente das universidades de Xanxerê.

- Este trabalho está em andamento, em conversa com as instituições - comenta Alessandro.

Estão previstos ainda espaços para atuação da Policia Militar Ambiental, Fatma e Secretaria de Meio Ambiente.


Lixo produzido
Uma das preocupações durante a feira é o recolhimento do lixo que é produzido em grande escala. Para isso Alessandro está em contato para criar um plano de recolhimento.

- O programa de meio ambiente da Expo Femi está sendo elaborado. Assim que concluído, provavelmente final de março, iniciaremos as discussões e aplicação. Será discutido com as empresas de coleta, Continental e Arxan, para ver da disponibilidade e interesse da Continental retirar o lixo molhado e a Arxam o seco reciclável – explica.


Lixeiras
Alessandro comenta que a ideia da comissão é viabilizar lixeiras estilizadas, como o parque possuía antigamente, mas isso também depende do orçamento.

- Antigamente tinha no município lixeiras personalizadas. Estamos buscando patrocínio para viabilizar a ideia, caso não seja possível serão instaladas as lixeiras seletivas normais para deposito do lixo. Estamos trabalhando em cima dos custos não adianta fazer uma festa bonita, mas que enfraqueça os cofres públicos, não podemos tirar dinheiro de outras áreas do município para aplicar em uma festa, embora seja muito importante – salienta.


Novas propostas
Segundo Alessandro, “a ideia é poder na própria rádio Femi e telões, fazer chamadas de consciência ecológica, para que as pessoas prestem mais atenção nas questões do meio ambiente. O assunto fica meio que despercebido, como plano de fundo e quando se faz chamadas assim, passa de plano de fundo para primeiro plano e pode gerar atitudes deferentes”. (Folha Regional)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar