WhatsApp
49 9 9964.1833
Eleições 2014 - 06 Nov 2014 14:36

Eleições 2014: trabalho no Cartório não termina com o fim do pleito

Por: Leticia Faria
Visualizações: 1460
Eleições 2014: trabalho no Cartório não termina com o fim do pleito No Cartório de Xanxerê, as unas já foram encaminhadas ao TRE para veerificações (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)

A obrigação do eleitor xanxerense, neste pleito, terminou no domingo, 26 de outubro, quando precisou votar no 2º turno. Já o trabalho no Cartório Eleitoral de Xanxerê, que coordenada às eleições no município e também em Bom Jesus e Faxinal dos Guedes, não. Pós-eleição, é hora dos técnicos verificarem a ata de cada seção, a fim de constatar se houve ou não registro de ocorrências e falta de mesários. Além disso, todas as urnas foram verificadas, lacradas e já encaminhadas ao TRE-SC, assim como as mídias contendo o resultado em cada seção.

O técnico judiciário da Justiça Eleitoral de Xanxerê, Cleomar José Camilo Eugênio, explica que todas as urnas, que estiveram nos três municípios, passaram por uma audiência, onde foram lacradas e, ficará até o dia 13 de janeiro no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), em Florianópolis, para eventual verificação do processo.

- Estamos fazendo a verificação das atas, ainda não temos informações das ocorrências, das ausências dos mesários. As urnas já devolvemos ao TRE, pois verificamos todas elas, o estado em todas estávamos e encaminhamos – comenta.

Cleomar Eugênio, técnico judiciário da Justiça Eleitoral de Xanxerê, explica o trabalho pós-eleições (Foto: Leticia Faria/Tudo Sobre Xanxerê)Cleomar Eugênio, técnico judiciário da Justiça Eleitoral de Xanxerê, explica o trabalho pós-eleições (Foto: Leticia Faria/Tudo Sobre Xanxerê)

Por se tratar de eleições estadual e federal, o trabalho no cartório local encerra com estes processos. Caso fosse municipal, seria de responsabilidade os encaminhamentos para a diplomação dos candidatos eleitos, bem como o recebimento dos documentos para a prestação de contas.


Retorno de outros trabalhos
Com o fim do pleito, voltaram a ser realizados no Cartório Eleitoral, localizado na Travessa Carmelli, os serviços de alistamento, transferência e revisões dos títulos. De acordo com Cleomar, o cadastro para novos eleitores, ou transferências do título, foi fechado no dia sete de maio, cinco meses antes da votação, para permitir que os técnicos tivessem tempo hábil de inserir todas as informações, entre elas o número do título, no sistema para o dia da votação.

A reabertura do cadastro eleitoral, em todo Brasil, aconteceu na última segunda-feira (3).


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar