WhatsApp
49 9 9964.1833
Entretenimento - 07 Abr 2015 09:53

EmCenaCatarina leva mostras de teatro para 24 cidades catarinenses

Em Xanxerê, a programação acontece de 11 a 13 de abril
Por: Patrícia Silva
Visualizações: 1206
EmCenaCatarina leva mostras de teatro para 24 cidades catarinenses Xanxerê terá amostras de teatro (Foto: Divulgação)

Para celebrar os 15 anos do EmCenaCatarina, maior projeto de circulação de espetáculos de teatro do Estado, o Sesc inova e potencializa a ação que acontece em formato de mostras de teatro. De 6 de abril a 8 de maio, 24 cidades catarinenses vão receber a programação. O projeto teve lançamento estadual em Florianópolis, nos dia 26, 27 e 28 de março e percorrerá todas as regiões do Estado. Em Xanxerê as apresentações acontecem nos dias 11, 12 e 13 de maio.

Os minifestivais são realizados em três dias consecutivos, com apresentações das três peças selecionadas nesta edição, sempre com entrada franca. “Cascaes – Memórias do Homem de Argila Crua”, da Cia. Aérea de Teatro (Florianópolis) homenageia Franklin Cascaes, um dos pesquisadores artistas mais importantes de Santa Catarina. “Ronin – Luz e Sombra”, da Cia. Eranos Círculo de Arte (Itajaí) é um evento teatral urbano que acontece em dois capítulos ao entardecer. O espetáculo cômico circense “La Conquista”, da Cia. Dalecirco (Florianópolis) apresenta uma história de amor e conflitos.

O EmCenaCatarina foi criado para promover e divulgar os trabalhos produzidos por grupos catarinenses que se dedicam ao teatro e à dança, e tornou-se referência nacional como projeto de difusão e desenvolvimento das artes cênicas. A cada ano, três grupos de teatro ou dança de Santa Catarina são selecionados para compor o circuito, levando gratuitamente um recorte do melhor da produção local na linguagem, em apresentações gratuitas.

Cronograma em Xanxerê

11/04: Cascaes – Memória do Homem de Argila Crua
Horário: 20h00
Local: Clube Xanxerense

12/04: Ronin – Luz e Sombra
Horário: 18h30min.
Local: Praça Tiradentes

13/04: La Conquista
Horário: 18h30min.
Local: Praça Tiradentes

A programação detalhada em cada cidade pode ser consultada em: http://portal.sesc-sc.com.br/projeto/86.


SINOPSES:

“Cascaes – Memória do Homem de Argila Crua”, da Cia. Aérea de Teatro (Florianópolis)
O espetáculo revela o universo mitológico do pesquisador/artista Franklin Joaquim Cascaes (1908-1983), no qual vivem bruxas, boitatás e outros seres fantásticos. Na obra de Cascaes está presente também a cultura folclórica da Ilha de Santa Catarina, os costumes de sua época e seus protestos que queriam chamar atenção para as mudanças que prejudicavam a natureza e favoreciam o individualismo, dito por ele bruxólico. No palco, caixas aos poucos têm seu conteúdo revelado. Ilustrações, textos e esculturas entram em cena pelas mãos dos personagens, seres poéticos que ganham vida para apresentar o grande projeto de Cascaes.
Classificação etária: 12 anos.
Duração: 1hora

“Ronin – Luz e Sombra”, Cia. Eranos Círculo de Arte (Itajaí).
A representação de um Ronin é feita por um típico personagem encontrado nas ruas: o estátua-viva, que tem uma função contrária aos típicos padrões sociais. Nessa história esse homem despido de amarras sociais sonha. E em seu sonho depara-se com sua sombra, mas é somente na escuridão que se pode ver a luz e tornar possível o verdadeiro confronto.
O evento teatral urbano acontece em dois capítulos ao entardecer. O primeiro apresentado nos últimos raios de sol e o segundo com a chegada da noite:
Capítulo 1 – O Sonho: Um homem de terno e gravata em sua mesa de escritório é instalado na rua. Ele age em sintonia com os sons cíclicos gerados por uma caixa de som, faça chuva faça sol, sua rotina permanece inalterável. Até que algo acontece e interrompe os ciclos, anunciando o momento de acordar.
Capítulo 2 – O Confronto: O personagem se prepara para mais um dia de trabalho, em seu figurino de samurai-estátua encarna o mito do herói, confrontando as criaturas projetadas na parede que revelam suas paisagens interiores. A ação performática se dá entre a relação de projeções digitais manipuladas ao vivo, e o corpo do ator. Corpo e luz se relacionam numa espécie de jogo utilizando a arquitetura local como anteparo.
Classificação etária: Livre
Duração: 45 min.
Teaser: https://vimeo.com/94095129

“La Conquista”, da Cia. Dalecirco (Florianópolis)
A Palhaça Pituca da Rosa e o excêntrico Chico Velazquez trazem para o público “La Conquista”. Uma história de amor e conflitos. Espetáculo cômico circense que além de possibilitar uma forte participação do público permite o contato com o universo do palhaço. Com uma comunicação direta divertem e assombram com habilidades de alto nível. Utiliza malabarismo em dupla, mágica, acrobacias, esquetes clássicos e autorais para a criação da sua arte chistosa.
Classificação etária: Livre
Duração: 50 min. (Assessoria de imprensa)

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar