Enfermeiros do HRSP recebem treinamento sobre notificações compulsórias - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Saúde - 01 Mar 2013 08:16

Enfermeiros do HRSP recebem treinamento sobre notificações compulsórias

Por: Leticia Faria
Visualizações: 1337

Enfermeiros do Hospital Regional São Paulo – ASSEC de Xanxerê participaram nesta semana de um treinamento sobre doenças de notificações compulsórias – que são doenças onde a notificação do caso junto a Vigilância Epidemiológica é obrigatória. O treinamento foi ministrado pela enfermeira LiseteBreier e pela técnica de enfermagem NelciAltreider - profissionais responsáveis pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HRSP.

Durante o treinamento, as profissionais repassaram orientações sobre a lista de doenças passíveis de notificações compulsórias e também como deve ser feita a notificação. A Enfermeira Lisete ressaltou como deve ocorrer a investigação e o que deve ser feito após identificar uma doença de notificação compulsória.

- É muito importante repassar a todos os profissionais de enfermagem do hospital, para que todos tenham conhecimento sobre quais são as doenças passíveis de notificação – listadas pelo Ministério da Saúde, e para que todos também saibam quais os procedimentos a serem realizados antes de notificar para a Vigilância Epidemiológica do município - observou.

Lisete frisou que através das notificações compulsórias, são tomadas medidas de controle e prevenção de determinada doença, pela Vigilância Epidemiológica Municipal e Estadual.

- O não cumprimento da notificação, que é obrigatória, pode acarretar em punições para qualquer profissional da área da saúde, por isto é extremamente relevante que nossos profissionais estejam bem orientados sobre como notificar. Através destas notificações, é que medidas de controle e prevenção de doenças são tomadas – ressaltou.

Atualmente, segundo a enfermeira, os casos de maior índice de notificações compulsórias no HRSP é por intoxicação exógena – casos onde o paciente vem a ingerir ou a ter contato com algum produto tóxico, que pode ser de forma acidental ou provocada; pelos acidentes ocasionados pelo contato com animais peçonhentos; pelos atendimentosantirrábicos humanos – mordeduras de animais domésticos e silvestres, e pelos casos de violências e varicela. A Enfermeira comentou ainda que o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HRSP realiza a busca ativa em todos os setores de internação, para identificar e notificar junto à Vigilância Epidemiológica,
para que os casos que chegam ao hospital sejam investigados.


Notificações compulsórias em 2012
Durante o ano de 2012 foram realizadas 3420 notificações. As doenças de notificação compulsória que mais se destacaram foram: violências com 383 notificações, acidentes com animais peçonhentos 244 notificações, intoxicação exógena com 213 notificações, varicela 114 notificações e atendimento antirrábico com 103 notificações.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)

Enfermeiros do HRSP recebem treinamento sobre notificações compulsórias Durante o treinamento, as profissionais repassaram orientações sobre a lista de doenças passíveis de notificações compulsórias

Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar