WhatsApp
49 9 9964.1833
Política - 12 Out 2017 08:19

Entenda o que muda com a nova reforma política

A reforma já vale para 2018. Saiba quais pontos estão gerando polêmica e o porquê
Por: Carol Debiasi
Visualizações: 223

Na semana passada, os deputados federais e o presidente Michel Temer (PMDB) aprovaram uma nova reforma política. Em meio a várias críticas e reconhecendo que muita coisa ficou faltando, o novo regulamento muda bastante o cenário já para as eleições do ano que vem. O texto foi muito criticado, principalmente pela criação de um fundo bilionário (R$ 1,7 bilhão) para financiar as campanhas políticas com dinheiro público. Essa medida foi pensada para compensar o fim das doações de empresas, proibidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no fim de 2015. 

- O que foi aprovado não é uma reforma política, é um remendo mal feito. É o retrato de uma Câmara absolutamente desconectada com a sociedade. Não baixou o custo das campanhas, infelizmente - criticou o presidente do PSD de Santa Catarina, Gelson Merisio.

Favorecendo quem já está no poder, Merisio argumenta, a reforma perde a chance de criar espaços para uma maior participação dos jovens e das mulheres no cenário político.

A crítica do catarinense está na mesma linha da expectativa de muitos especialistas, que acreditam que não só o alto custo das eleições vai continuar, como vai favorecer os candidatos mais ricos, já que eles podem se autofinanciar sem limites. Um exemplo é o prefeito de São Paulo João Doria, que doou para si mesmo R$2,9 milhões para usar na sua última campanha. Quem não tem essa verba pessoal, sai perdendo.


Entenda melhor como eram e como ficam as novas regras

(Assessoria)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar