WhatsApp
49 9 9964.1833
Publicidade
Comunidade, Meio Ambiente - 25 Mar 2017 14:23

Entidades, estudantes e sócios plantam orquídeas no Clube 7

Por: Alessandra Villani
Visualizações: 1514
Entidades, estudantes e sócios plantam orquídeas no Clube 7 (Fotos: Alessandra Villani/Tudo Sobre Xanxerê)

O pontapé inicial para tornar o projeto do Parque das Orquídeas realidade foi dado na manhã desse sábado (25). Sócios, membros de entidades da cidade como Lions Xanxerê Mulher, Jeep Clube Xanxerê, estudantes e comunidade encontraram-se na Sede Campestre do Clube Sete de Setembro para realizar o plantio das mudas de orquídeas arrecadadas durante a campanha. Foram doadas mais de 1.000 mudas de orquídeas de variadas espécies para que fossem plantadas nas árvores do bosque do clube.

Quem compareceu ao parque recebeu instruções de como manejar e fixar as mudas nas árvores. Além disso, especialistas do Orquidário Dorigon deram dicas de como cuidar das flores. A bióloga e sócia do orquidário Elisângela Bini Dorigon diz que esse espaço é uma oportunidade para que as pessoas possam ter mais contato com as flores.

- Muitas vezes acontece que as pessoas gostam de orquídeas e não tem espaço, ai acaba comprando, passa a floração e não tem mais o que fazer com a planta ou não tem o espaço para fazer o manejo correto dela. Então esse espaço proporciona a possibilidade para a pessoa ter o contato com a planta e também ter um carinho diferenciado com ela, porque ele pode cuidar diferente dela aqui nesse espaço. Muitas pessoas também se interessam nesse cuidado com as flores como um tipo de terapia. A ideia é essa, é criar um ambiente que seja bom para as pessoas poderem passar uma tarde, um fim de semana e também cuidar das suas plantas – explica.

O Presidente do Clube Sete de Setembro, Carlos Colatto, esclarece que a ideia foi aceita por unanimidade pela diretoria e já foi colocada em prática logo em seguida. Conforme Carlos, as flores vão deixar o bosque com uma nova cara, dar uma nova vida ao lugar.

- Recebemos a ideia de dois sócios, que apresentaram o projeto, reunimos a diretoria e a ideia foi acatada imediatamente e buscamos entender o projeto e achamos de vital importância porque vai revitalizar o bosque do Clube Sete de Setembro. Lançamos a campanha, nos surpreendemos com a quantidade de mudas que vieram e hoje tivemos também a grata surpresa de termos alunos de escolas, membros de entidades e sócios participando, motivados a plantar e isso já vai dar uma outra cara para o bosque. Com certeza para a primavera desse ano já teremos algumas novidades com algumas orquídeas já florindo e vai ser uma beleza fantástica e muito importante para a sociedade, para o clube e para a natureza, acima de tudo – frisa.

Alunos da colégio Romildo Czepanhik, do Bairro Veneza, também tiveram a sua participação no plantio das mudas. Conforme a diretora da escola, Zilmara Maciel, essa é uma oportunidade de fazer com que os alunos tenham um contato mais direto com a natureza, para que eles aprendam a cuidar e preservar.

- Os idealizadores do projeto procuraram uma parceria na organização, na doação das mudas e na participação e como a professora Elisângela também gosta dessa área, é bióloga, professora da nossa escola e também está sempre integrada com essas atividades, nós optamos por participar também. Temos o nosso grupo do Com Vida no Czepanhik, que desenvolve trabalhos assim, voltados para a sustentabilidade, para o meio ambiente, para essa sensibilidade com o cuidado com a natureza e com a preservação do meio ambiente.

Para os idealizadores do projeto, a grande adesão da comunidade ao projeto foi uma surpresa. Conforme Tenário Klein, quando a campanha foi lançada a expectativa era arrecadar pelo menos 200 mudas. Entretanto, essa meta foi muito ultrapassada, pois o número de mudas arrecadas chega perto de 1.500. Visto isso, o sócio agradece a participação da comunidade e declara que o local será muito importante para Xanxerê e região.

- Foi uma surpresa a adesão das pessoas a nossa campanha, principalmente na parte da doação de mudas. Tínhamos uma expectativa de chegar a 200 mudas e acho que nós passamos de 1.200 mudas, então foi uma surpresa muito agradável, consequência do gosto que a maioria das pessoas tem pelas orquídeas e também da generosidade das pessoas. Temos muitas doações de não sócios, doações feitas por pessoas de outras cidades da região também. Isso significa que a nossa ideia teve uma receptividade muito boa e esse projeto é para a sociedade xanxerense e para toda a região, para termos o Parque das Orquídeas, um local de visitação e também de estudo – finaliza.

Exemplar da orquídea símbolo de Santa Catarina (Foto: Alessandra Villani/Tudo sobre Xanxerê)Exemplar da orquídea símbolo de Santa Catarina (Foto: Alessandra Villani/Tudo sobre Xanxerê)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar