WhatsApp
49 9 9964.1833
Geral, Política, Social - 05 Jul 2018 10:00

Entrevista: os 100 dias de trabalho do secretário de Estado Adenilso Biasus

Por: Aline Tonello
Visualizações: 246
Entrevista: os 100 dias de trabalho do secretário de Estado Adenilso Biasus (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Do Oeste do Estado para a Capital. O voo foi alto, mas não o bastante para quem trabalha com positividade e é ciente da capacidade de trabalho que tem. Assim, o jovem de pouco mais de 40 anos assumiu com muita maestria uma das secretarias mais importantes do Estado, a do Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Adenilso Biasus está há 100 dias na pasta e já conseguiu muitas ações para várias regiões de Santa Catarina. O Folha Regional entrevistou Biasus para saber como estão os trabalhos à frente da pasta nesse período. Acompanhe!

Folha Regional: Como estão os trabalhos frente à Secretaria?
Adenilso Biasus: Os trabalhos estão dinâmicos, temos muitas pautas positivas para o Estado, sobretudo no setor de inovação e tecnologia, inauguramos recentemente o segundo Centro de Inovação na cidade de Jaraguá do Sul, no total de treze centros, além disso entregamos ações importantes na área de recursos hídricos, de resíduos sólidos, mudanças climáticas como o laboratório de pesquisas de incêndios florestais que está sendo feito na cidade de Xanxerê em parceria com o Corpo de Bombeiros e também para o desassoreamento do Rio Xanxerê, os dois projetos com investimento de cerca de R$ 1 milhão, dentre outros tantos investimentos e ações que estão sendo executadas em todo Estado. Além de desenvolver e aprovar projetos importantes na área do desenvolvimento econômico que resultaram em emprego e renda para o Estado, bem como o aumentando da arrecadação.

FR: Como o secretário vê o Estado hoje. O que pode ser mudado?
Biasus: O Estado apesar da crise econômica e da queda na receita gerada pela paralisação dos caminhoneiros, vai muito bem, porque tem políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico que estão dando certo e que colocam o Estado numa posição privilegiada. Acredito que se continuar neste ritmo Santa Catarina vai se manter como o melhor Estado do Brasil. O Estado que mais gerou emprego no ano passado e também com crescimento econômico bem superior a média nacional.  Pela estimativa dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 4,02% contra 1,25% do Brasil, então a economia vai muito bem, e o Estado desde que Eduardo Pinho Moreira assumiu está reduzindo o seu tamanho, diminuiu cargos, secretarias e está cortando despesas em áreas desnecessárias para priorizar a saúde e segurança pública. Nós na área de desenvolvimento econômico estamos trabalhando muito para que o Estado aumente sua receita e tenha mais recursos para investir em políticas públicas.

FR: O que representa para sua vida essa participação em uma pasta tão importante?
Biasus: É uma experiência muito valiosa. Sou especialista em gestão pública há quase 20 anos e o Estado tem uma estrutura muito positiva, com políticas públicas bem importantes, temos colaboradores e funcionários muito qualificados e com isso estamos conseguindo fazer um trabalho que já deu bons resultados em cerca de 100 dias. Sem duvida tudo isso nos projeta para desafios maiores, para a nossa vida profissional e pessoal. È uma experiência única e irei sair bem mais preparado depois da minha atuação na secretaria.

(Foto: Arquivo/Governo de SC)(Foto: Arquivo/Governo de SC)

FR: Como foi sua ascensão no Estado?
Biasus: Minha ascensão no Estado se deve a minha especialidade e trajetória política que desenvolvi ao longo desses 20 anos militando no PMDB, prestando consultoria para muitas Prefeituras e Câmaras de Vereadores, pelo mandato de vereador que exerci em Xanxerê, isso tudo me credenciou para uma pasta tão importante no governo do Estado. Também devo isso a amizade que tenho com o governador de longa data e pela indicação dos deputados Valdir Colatto e Valdir Cobalchini que também respaldaram a minha nomeação na secretaria.

FR: O que prospecta para o seu futuro político?
Biasus: O futuro a Deus pertence. Estou focado ao trabalho, a fazer a melhor gestão possível na secretaria e estou preparado para assumir qualquer desafio e o momento, tempo e circunstância vão dizer qual função que devo exercer, ou voltar para o meu escritório. Não excluo continuar na vida política, mas no momento só penso em fazer o melhor trabalho possível e fazendo um trabalho positivo e reconhecido vai me proporcionar alçar voos maiores. Acredito que sairei preparado para qualquer desafio ou função depois dessa experiência frente a essa secretaria tão importante.

FR: O que Xanxerê e região podem esperar do seu trabalho?
Biasus: Eu vou responder com trabalho. Estou trabalhando muito, muitas ações importantes já anunciamos na região, com captação de recursos, recursos para a Femi, lançamos o SC Bem Mais Simples, palestra na sede da Amai sobre as políticas públicas e ações que podem ser aplicadas nos municípios, o programa Compra Legal, que visa proporcionar as prefeituras a contratem com empresas locais o que será importante para as micro e pequenas empresas. Estou fazendo um trabalho bastante positivo e o resultado concretizado já está gerando efeitos positivos. (Folha Regional)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar