Escassez de água afeta criação de animais em Xanxerê - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Agricultura, Tempo - 17 Set 2019 16:18

Escassez de água afeta criação de animais em Xanxerê

Caminhões da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros garantem abastecimento para consumo animal em algumas propriedades
Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 256
Escassez de água afeta criação de animais em Xanxerê (Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre xanxerê)

O longo período de seca preocupa os agricultores de Xanxerê. Segundo a Epagri, a estiagem deste ano é considerada pior do que a do ano passado e em todas as comunidades do interior há registros de problemas para garantir o abastecimento de água para os animais e também para manutenção das lavouras. Diante do risco de perdas no meio pecuarista, há cerca de um mês a Prefeitura leva água até algumas propriedades para consumo animal.

Atualmente, cinco produtores estão sendo atendidos, recebendo até mais de uma carga por dia. O Corpo de Bombeiros auxilia em alguns casos, quando a Administração Municipal solicita. Nesta terça-feira (17), os bombeiros levaram água de manhã e à tarde na Linha São Paulo, na propriedade do avicultor Leonardo Palaoro, para abastecer o aviário, situação que tem se repetido há vários dias. Segundo o proprietário, esta é a primeira vez, em cinco anos, que é necessário contar com o abastecimento.

- Antes chovia normal e o poço sustentava a propriedade, hoje não mais. Tenho um poço superficial, com seis metros de profundidade, mas de uns 15 dias para cá ele não dá mais conta, já secou. Há cerca de quatro meses que não chove para juntar água e a gente tem que dar um jeito porque não pode faltar. Ainda não tivemos prejuízo porque água está vindo, os bombeiros e a Prefeitura estão suprindo a necessidade do abastecimento – explica o pecuarista.

Palaoro conta que diariamente são levados 40 mil litros de água para manter a produção de cerca de 40 mil frangos que ele tem em seus aviários. Ainda conforme o produtor, o sufoco só acaba nesta quarta-feira (18), quando os frangos serão carregados para o frigorífico. Depois, é preciso contar que a chuva venha nos próximos dias, visto que em menos de um mês é retomada a criação dos frangos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, já foram levadas pelo menos dez cargas de água em propriedades da Linha São Paulo e também da Linha Perau das Flores desde o inicio do mês, aproximadamente 65 mil litros de água. De acordo com o responsável pela garagem da prefeitura, Osmar Camargo, a administração vai continuar auxiliando os produtores do município.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar