WhatsApp
49 9 9964.1833
Educação - 12 Jan 2018 14:18

Escolas utilizam realidade virtual para ensinar empatia às crianças

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 234
Escolas utilizam realidade virtual para ensinar empatia às crianças (Foto: Portal Expansão)

Como vivem as pessoas das outras cidades de Santa Catarina ou do outro lado do país? Se é raro um adulto ter a possibilidade de imergir e compreender a realidade de pessoas distantes, é ainda mais difícil que crianças tenham a oportunidade. Para mudar essa realidade e criar uma sensação de rede entre estudantes de diferentes cantos do Brasil, incentivando a empatia, os colégios da Rede La Salle criaram a ação “Viva uma experiência 360º”.

Os alunos de diferentes escolas lassalistas - que estão presentes em nove estados brasileiros e no Distrito Federal - tiveram a oportunidade de conhecer a realidade de outros estudantes, conhecendo um colégio que está a quilômetros de distância, sem sair da sala de aula. Isso foi possível graças à tecnologia de realidade virtual. Alunos da rede gravaram vídeos 360º mostrando o seu cotidiano escolar, enquanto crianças de outras unidades receberam kits com óculos para plataforma de realidade virtual para explorar os diferentes cenários.

A coordenadora da Educação Básica da Rede La Salle no Brasil, Fabiane Franciscone, destaca como a experiência pode ser enriquecedora:

- As crianças tiveram a oportunidade de conhecer outras culturas e se colocar no lugar de outras crianças que estão inseridas em um contexto diferente. Isso faz com que elas se questionem sobre o seu cotidiano e o dos outros, analisando o que têm de diferente e similar - comenta.

Empatia é habilidade que se aprende na infância
Empatia - a capacidade de se colocar no lugar do outro - já foi considerada a competência do século. Ela é fundamental em todas as áreas da vida, inclusive na aprendizagem e na carreira. Junto com a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e o protagonismo social, a empatia é a principal competência necessária para a transformação de realidades.

A habilidade de se colocar no lugar do outro pode e deve ser ensinada durante a infância. São nos primeiros anos de vida que o nosso cérebro passa pela maioria das sinapses, criando uma oportunidade para o aprendizado. Por isso, diferentes habilidades emocionais devem ser incentivadas desde cedo.

A Rede La Salle escolheu a empatia como tema do projeto “Transforme Agora” deste ano. O objetivo da iniciativa é incentivar as transformações diárias, que acontecem no presente, dentro e fora da sala de aula. Para isso, todas as escolas lassalistas estão realizando atividades focadas no desenvolvimento da habilidade, como a ação “Viva uma experiência 360º”. (Assessoria)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar