WhatsApp
49 9 9964.1833
Esportes - 01 Fev 2018 14:51

Esportistas de sete estados brasileiros participam de curso em Xanxerê

Por: Alessandra Villani
Visualizações: 430
Esportistas de sete estados brasileiros participam de curso em Xanxerê (Fotos: Alessandra Villani/Tudo Sobre Xanxerê)

Teve início oficialmente na tarde dessa quinta-feira (1°), na Câmara de Vereadores de Xanxerê, o Curso Nacional de Treinadores – Nível II. Atendendo às expectativas dessa edição do curso, participam da capacitação 28 alunos dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais. Irão ministrar o curso, tanto na parte prática como aulas teóricas, cinco professores.

O curso segue até o dia 8 de fevereiro com aulas teóricas e práticas. Ariovaldo Rabelo, membro da Confederação Brasileira de Voleibol é instrutor e diretor do curso. Ele destaca que esse é um curso multidisciplinar que desenvolve disciplinas de apoio ao voleibol e que é ministrado em todo o país.

- A Confederação Brasileira de Voleibol tem esses cursos como um diferencial, porque a confederação acredita que você consegue fazer com que todo o Brasil tenha uma capacidade e desenvolvimento do treinamento do voleibol se esse conteúdo do treinamento for distribuído no Brasil inteiro. O conteúdo programático do curso é mesmo para todas as regiões do Brasil e por isso, temos todas as regiões com uma formação adequada para que seus técnicos desenvolvam voleibol - destaca.

O presidente da Federação Catarinense de Vôlei, Dante Klaser, destaca o reconhecimento que o vôlei xanxerense conquistou junto ao estado. Segundo ele, a expectativa é que mais cursos sejam trazidos para cá, além de grandes eventos e competições de vôlei.

- Há 15 dias tivemos com grande sucesso a Copa Brasil Feminina em Lages e de lá para cá eu e o Marical já começamos uma tratativa para trazer essa copa para Xanxerê. Hoje visitei o ginásio que está sendo construído e que sediaria esse evento, onde as quatro melhores equipes do voleibol feminino disputam entre si o título. A Copa acontece em julho, então o ginásio precisaria estar pronto até esse mês para começarmos a trabalhar para trazer esse evento para cá – comenta.

Rafael Luiz Fantin, mais conhecido como Dentinho, é de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul e veio até Xanxerê em busca de conhecimento na área técnica do esporte. Ele foi atleta de 1997 até 2015 e hoje é gestor da Sociedade Educativa Cultural Poliesportiva Bento Gonçalves (Bento Vôlei). Dentinho também é responsável pela supervisão do departamento técnico do clube e busca com o curso agregar conhecimento teórico a sua experiência adquirida como atleta.

- Esse é o primeiro curso que eu faço na área técnica. Conheço os professores de outras oportunidades, com certeza são bons instrutores. O curso tem uma programação bastante recheada, é uma imersão de oito dias intensos. Minha expectativa é chegar aqui de peito aberto, acho que tenho muito o que aprender e se tiver que colaborar com alguma coisa pela experiência que eu tive em quadra, com certeza vou estar disponível também, mas estou aqui muito mais para aprender.

Segundo o coordenador da escolinha Naja Marical, Valdir Marical, trazer pela segundo vez para Xanxerê um curso de nível nacional é muito importante. Segundo ele, o vôlei xanxerense é bem reconhecido na federação catarinense e também a nível nacional.

- A grandeza da nossa cidade conseguir trazer esse curso para cá junto com a Escolinha Naja Marical que tem um reconhecimento muito bom no estado que se deve a um trabalho árduo de muitos anos. Para os professores fazer esse curso de nível dois que é de grande importância e agradeço a Federação por nos ter ajudado a realizar esses dois cursos de alto nível em Xanxerê. Agradeço também aos nossos patrocinadores e a administração municipal através da secretaria de esporte – destaca Marical.

As aulas teóricas do curso acontecem no Center Hotel e os alunos receberão informações sobre bloqueio e defesa; preparação física; saque e passe; habilidades técnicas do treinador; regras oficiais e arbitragem; montagem de equipes; dentre outros assuntos. Já as aulas práticas serão ministradas no Ginásio Beijamin Menegolla.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar