“Estamos em colapso total no HRSP” diz diretor administrativo do hospital - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
CORONAVÍRUS - 24 Fev 2021 16:40

“Estamos em colapso total no HRSP” diz diretor administrativo do hospital

Por: Redação
Visualizações: 1121
“Estamos em colapso total no HRSP” diz diretor administrativo do hospital (Foto: Reprodução)

Na tarde desta quarta-feira (24), a Prefeitura, juntamente com a diretoria do Hospital Regional São Paulo e diversas autoridades participaram de uma coletiva de imprensa a fim de explanar a situação da pandemia de Xanxerê. De acordo com as autoridades presentes, o colapso na saúde de Xanxerê se agrava a cada dia.

Segundo o diretor geral do HRSP, Fabio Lunkes, o hospital já atingiu um colapso total e não consegue mais absorver o fluxo de pacientes que buscam a unidade. Hoje, segundo ele, há falta de leitos, materiais, salas e profissionais.

- Hoje temos pacientes sendo atendidos em corredores, salas improvisadas, os profissionais estão esgotados, estamos em colapso total no HRSP. Vamos começar a perder pacientes na porta do hospital, em ambulâncias, na porta de suas casas, não há mais condições. Se não tomarmos atitudes mais drásticas ou não tivermos apoio de todos os entes públicos, o HRSP não vai conseguir vencer essa batalha, essa guerra. Se não tomarmos alguma medida rápida e em conjunto com todas as autoridades, vamos perder muitas vidas – lamenta.

O coordenador da emergência do HRSP, Vinicius de Morais, destaca que a situação é desesperadora. Ele comenta que não há mais condições técnicas para atender os pacientes.

- A situação é desesperadora e não é uma situação que está por acontecer, ela já aconteceu e está acontecendo. Pessoas estão morrendo uma atrás da outra. As famílias, quando recebem a notícia de que um ente querido conseguiu um leito de UTI, se renovam de esperança, mas quando esse paciente chega para nós, esse paciente já está extremamente grave e, muitas vezes, não conseguimos mais reverter.
Não temos mais condições técnicas para atender as pessoas. Aquela coisa de escolher quem vai sobreviver ou não, vai ser entubado ou não, não é uma realidade da Itália, é uma realidade que já está acontecendo aqui – explica.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Segundo ele, há 25 pacientes na emergência aguardando leito da UTI, sendo oito deles já entubados e 17 que irão necessitar entubação também. Ademais, há apenas dois respiradores. Diante do cenário, o médico prevê que haverá mortes em massa.

- Hoje, 25 pacientes aguardando leito de UTI, em estado grave e oito já estão entubados. 17 pacientes que potencialmente poderão ser entubados nas próximas horas e temos dois respiradores, sendo um deles portátil, que não deveria ser usado nessa circunstância. Temos livres somente mais três camas e quatro pontos de oxigênio. Há pacientes aguardando leito de UTI em poltronas. O HRSP não está dando conta de atender todos os pacientes. Teremos mortes em grande escala. Número de mortes está mais acelerado do que nesse um ano de pandemia. Ou nos unimos, ou, infelizmente, cenas que a gente só viu em televisão, distante daqui, irão acontecer em Xanxerê nos próximos dias – lamenta.

Em sua fala, emocionado, o prefeito Oscar Martarello diz que o município pede socorro. Segundo ele, a administração está buscando todas as alternativas ara conseguir atender todos os pacientes.

- Estamos desesperados, todos unidos trabalhando, nos organizando em duas frentes, com todas as autoridades, para que possamos parar com contágio. Fizemos decretos, estamos fiscalizando o que gera aglomerações. Estamos pedindo socorro! – relata.

Quanto ao Centro de Atendimento ao Coronavírus, a secretária de Saúde Francis Mara Zago Pegoraro destaca que, hoje, há 15 adultos em observação no local, sendo que três crianças foram transferidas para Chapecó. Destes pacientes, dez deles aguardam vaga na UTI. Esses pacientes devem ser transferidos, até a tarde da quinta-feira (25), para o ambulatório de campanha.

Por Alessandra Villani de Oliveira


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar