WhatsApp
49 9 9964.1833
Publicidade
Política - 12 Jul 2017 16:00

Lideranças de Xanxerê comentam sobre condenação de ex-presidente Lula

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 930
Lideranças de Xanxerê comentam sobre condenação de ex-presidente Lula (Foto: Douglas Magno/AFP)

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo que envolve o caso da compra e reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. Lula foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Outros dois réus no mesmo processo também foram condenados, e quatro, absolvidos.

É a primeira vez, desde a Constituição de 1988, que um ex-presidente é condenado criminalmente. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (12) e não determina a prisão imediata de Lula. Na decisão, Moro permite que o petista recorra em liberdade.

“[...] Considerando que a prisão cautelar de um ex-Presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação. Assim, poderá o ex-Presidente apresentar a sua apelação em liberdade”, diz a decisão.

Por “falta de prova suficiente da materialidade”, o juiz absolveu Lula das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial numa transportadora, que teria sido pago pela empresa OAS.

“Por fim, registre-se que a presente condenação não traz a este julgador qualquer satisfação pessoal, pelo contrário. É de todo lamentável que um ex-Presidente da República seja condenado criminalmente, mas a causa disso são os crimes por ele praticados e a culpa não é da regular aplicação da lei. Prevalece, enfim, o ditado “não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você (uma adaptação livre de ‘be you never so high the law is above you’)”, escreveu Moro na sentença. (Fonte: G1)


Representatividade xanxerense
Em Xanxerê, as lideranças políticas dividem as opiniões quanto ao assunto da condenação do ex-presidente Lula. Confira abaixo algumas das opiniões e você também poderá participar dessa discussão.

Qual é a sua opinião sobre a condenação a nove anos e meio de detenção do ex-presidente Lula?


Alexandre Badotti
“Eu acho que é uma notícia que o Brasil já aguardava há muito tempo, até porque é uma notícia que retrata um ponto de esperança no país. Logicamente nós gostaríamos que todos aqueles que tivessem um envolvimento também tivessem o mesmo caminho, o caminho da condenação. Esse fato é histórico, pois é uma dificuldade de conseguir algo concreto, que incriminasse o ex-presidente Lula e algumas coisas foram achadas, são pequenas diante de todo o cenário, mas com certeza foi feito da forma como deveria ser. Isso retrata um fundo de esperança e esperamos que todos aqueles que estão envolvidos sejam condenados também. Não podemos hoje defender pessoas, temos que defender um Brasil melhor e se essas pessoas tem um passado errado, temos que torcer que paguem pelos seus atos e que pessoas novas venham para a política com essa identidade diferente”.


Alessandro Antoniolli
“O ex-presidente Lula não foi preso, ele foi condenado. Não tem nenhuma prova material sobre nada. Se o Moro determina uma condenação do Lula sem provas, porque ele libertou todas até agora que ele tinha provas? Está sendo uma decisão política, no momento em que está se votando uma Reforma da Previdência, porque o Moro fazer isso neste momento? Não é para tirar a atenção de tudo o que está acontecendo no Brasil de corrupção de verdade? Tiraram uma presidente eleita democraticamente e colocaram uma pessoa de caráter duvidoso e agora estão tentando fazer a mesma coisa. Ou seja, estão tentando colocar nas costas do Lula para esconder o Brasil podre que está acontecendo”.


Carlos Colatto
“Eu entendo da seguinte forma, desde o princípio que foi levantada a questão de saber o que estava ocorrendo a nível de Brasil a respeito da Lava Jato, eu entendo que todo corrupto deve ir para a cadeia, e não é porque é o Lula que vai ficar de fora. Se ele desviou e se for comprovado, acho que ele deva cumprir a pena igual aos demais que estão cumprindo a pena. Eu acredito que o Brasil está tomando um rumo de consciência que as coisas devem acontecer corretamente e a própria educação do povo brasileiro e dos políticos a partir de agora vai ser bem diferente da forma que estavam levando a coisa pública. Se for todos condenando e que for provado que desviaram recursos públicos, com certeza os próximos políticos vão ter uma linha e um padrão de ação diferenciado, cuidando mais ainda do dinheiro público”.


Fábio Moschetta
“Isso mostra que não vai ter impunidade, ou você anda na linha ou acabou o tempo em que os políticos podiam fazer o que quisessem e nada acontecia com eles. Mas a gente espera que aconteça com mais gente. A nossa esperança como empresário e como cidadão é que isso não se limite somente a um partido, a gente sabe que já não se limitou, mas que se aprofunde cada vez mais. Quando acontece uma condenação dessas a gente fica contente porque o único penalizado no meio de toda essa corrupção é o cidadão brasileiro”.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar