WhatsApp
49 9 9964.1833
Chuvas, Comunidade - 25 Set 2017 09:42

Famílias contam os prejuízos causados pela chuva de granizo em Xanxerê

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 1637
Famílias contam os prejuízos causados pela chuva de granizo em Xanxerê (Foto: Lucas Frederizzi/Tudo Sobre Xanxerê)

A forte chuva de granizo que atingiu especialmente a comunidade da Linha São Sebastião, interior de Xanxerê, no último domingo (24), pegou muitas famílias de surpresa. Os estragos foram registrados, principalmente em telhados de residências e plantações de trigo e aveia, sendo que a Defesa Civil do município faz um levantamento mais preciso junto às famílias nesta manhã de segunda-feira (25). A precipitação durou cerca de 10 minutos.

Conforme os Bombeiros de Xanxerê, cerca de dois mil metros de lona foram distribuídos aos atingidos, totalizando aproximadamente 30 famílias residentes naquela comunidade. A característica da chuva de granizo se dá quando o ar quente empurra para cima as gotas de água que formam a nuvem. Quando atingem uma temperatura abaixo de zero, essas gotas congelam e formam as pedras, que tendem a cair.

Essas pedras, conforme o morador da Linha São Sebastião, Leandro Liebert, mediam cerca de 3 cm, o suficiente para causar os prejuízos. Ele relata que no momento da chuva de granizo toda a família estava dentro de casa, mas o susto foi grande.

- A chuva de granizo atingiu por igual aqui na comunidade, molhou tudo dentro de casa, guarda-roupa, móveis, não só nosso, mas de todos aqui. Parte da família já estava dentro de casa, e por isso não deu correria na hora. A gente só viu que teve alguns motoristas que transitavam pela BR que precisaram achar abrigo aqui perto. Na hora dá um tumulto na cabeça, porque está caindo aquelas pedras e não tem o que fazer, o negócio é só tentar reunir a família para proteção e esperar passar – relata.

Leandro, que precisa de telhas e ajuda para cobrir a casa, relata que autoridades e Bombeiros não prestaram ajuda na hora da chuva.

- A nossa comunidade ficou muito triste com os Bombeiros porque eles não vieram aqui. Quando ligamos para eles mandaram a gente ir buscar lona, então quanto ao atendimento não temos o que reclamar. A nossa comunidade foi atingida, então eu acho que eles deviam se empenhar um pouco mais. As autoridades também deveriam ter vindo ver o que aconteceu, porque não destruiu somente as casas, mas os carros também – conta.

O idoso Silvio Cardoso, também morador da comunidade atingida, conta que todos os móveis ficaram molhados e o prejuízo maior foi com as telhas quebradas.

- Foi tudo molhado, quebrou o telhado, eu tinha umas lonas e jogamos por cima da casa, mas nós precisamos de ajuda para cobrir a casa – comenta.

Algumas residências da Linha Invernada Grande também foram atingidas. A Defesa Civil do município e também uma equipe da Prefeitura conversam com as famílias da comunidade para identificar os prejuízos e tomar as providências necessárias.

Com colaboração de Aline Tonello


Relembre a notícia
Chuva de granizo é registrada em Xanxerê. Veja o vídeo!


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar