WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Educação, Saúde - 18 Abr 2017 11:28

Famílias do João de Barro recebem o Plano de Intervenção

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 1086
Famílias do João de Barro recebem o Plano de Intervenção (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)

Os moradores do condomínio João de Barro, situado no Bairro Vila Sésamo, receberam uma atividade diferenciada na manhã desta terça-feira (18). Com equipes da assistência social, saúde e demais entidade parceiras, o Plano de Intervenção iniciou nessa comunidade por haver maior número de demandas. Essa ação foi planejada em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Ministério Público e a Câmara de Vereadores, com o intuito de auxiliar crianças, jovens, adultos e idosos para tratamentos de saúde, capacitações e atendimentos especializados.

A secretária municipal de Assistência Social, Ivone Sirino acompanhou o trabalho naquela comunidade e destacou o contentamento em poder ajudar as famílias carentes em todos os segmentos, seja no assistencialismo, saúde e educação.

- Estou muito feliz. É um desafio para nós e estamos começando no João de Barro, mas faremos em outros bairros com certeza. Estamos com uma equipe competente, de boa vontade e o povo aqui está contribuindo. Estamos aqui para fazer um chamamento, uma confraternização, em princípio queremos hermanar forças e nos juntar com esse bairro, crescer com eles – comenta Ivone.

A assistente social, Josiane Tosatti explica que muitas são as demandas catalogadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Ministério Público, por isso da intervenção neste bairro. Salientou ainda que a ideia é levar o Cras II, situado no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, para dentro das comunidades.

- A ideia é trazermos o Cras II para fazer atendimentos quinzenais e o centro comunidade do Bairro Vila Sésamo estará a disposição para isso. Nesses dias que a gente vem para atendimento, faremos todo atendimento de benefícios eventuais e também todas as oficinas e acompanhamento familiar, então traremos cursos de costura e outras atividades – explica.

Josiane acrescenta que uma parceria com o Sesc possibilitará crianças e jovens de 9 a 17 anos cursos gratuitos de informática, bem com uma parceria com as igrejas que vão oferecer curso de violão e teatro que acontecerá aos sábados pela manhã.

- O Ministério Público pede uma atenção devido à quantidade de questões que estão envolvendo o bairro. No momento nosso plano de trabalho é fazer um diagnóstico, identificando quais são as questões de fragilidade que a comunidade apresenta para que possamos colocar oficinas e trabalhos direcionados para essas demandas – destaca a assistente social.

A doutora Marcia Andrade, que atende a comunidade diariamente, acompanha a equipe de profissionais da saúde com o intuito de orientar as famílias com os cuidados básicos, desde higiene a exames.

- Estamos fazendo HGT (verificação do diabete), verificação da pressão, orientação sobre DST, fazendo as solicitações dos exames de DST, HIV, hepatite B e C, além sífilis, já está tudo agendado é só as pessoas irem até o CTA e fazer a coleta. Também estamos orientando quanto a higiene, verminose, tratamento para as crianças, a gente já vem aqui no condomínio João de Barro e já trata essas crianças e agora estamos fazendo a cada seis meses para os pequenos. É uma população extremamente carente e a gente precisa vir até eles – explica Dra. Marcia.

A presidente do condomínio João de Barro, Giovani Patrícia Marques, mora no local há cerca de três anos. Ela conta que a população sentia-se esquecida por parte do poder público e com o Plano de Intervenção vem a contribuir com as famílias.

- Para a população do condomínio esse projeto está sendo muito importante, porque a gente estava se sentindo afastado dos programas da prefeitura, mas essa ação tenho certeza que vai dar uma boa melhora. Eu já recebi o atendimento, primeiramente para os exames e pretendo passar em todas as barracas, inclusive meus filhos já foram atendidos e eles vão para o futebol – conta.

O plano é realizado pela Assistência Social, tendo como parceiros Sesc, Polícia Militar, Cras, Creas, CadÚnico, Igreja Assembleia de Deus, Secretaria Municipal de Saúde e Unoesc Xanxerê.

Presidente do condomínio João de Barro, Giovani Patrícia Marques (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)Presidente do condomínio João de Barro, Giovani Patrícia Marques (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar