Formados no IFSC têm 31,43% de aprovação no vestibular da UFSC - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Educação - 18 Jan 2019 15:47

Formados no IFSC têm 31,43% de aprovação no vestibular da UFSC

Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 285
Formados no IFSC têm 31,43% de aprovação no vestibular da UFSC (Foto: IFSC Xanxerê)

Candidatos que concluíram o ensino médio no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tiveram 31,43% de aprovação no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), segundo dados divulgados pela universidade no dia 9 de janeiro. O Câmpus Xanxerê teve 25% de aprovação e o maior índice da cidade, empatado com outra instituição, sendo que o câmpus do IFSC é a única delas com mais de 10 inscritos.

No total, 996 egressos do IFSC inscreveram-se para o exame e 313 foram aprovados. O percentual de aprovação do Instituto Federal no vestibular da UFSC é bem próximo ao registrado ano passado (31,46%). Catorze câmpus do IFSC foram indicados pelos candidatos como sua escola de conclusão do ensino médio, em números que variaram de 12 inscritos (Xanxerê) a 477 (Florianópolis-Centro).

Alguns desses câmpus foram destaques em aprovação, seja em suas cidades ou mesmo em nível estadual, como no caso do Câmpus Joinville. Dos 36 candidatos do vestibular que concluíram o ensino médio naquele câmpus, 21 foram aprovados. O índice de 58,33% de aprovação é o maior dentre todas as escolas catarinenses que tiveram pelo menos 10 inscritos no exame da UFSC. Já o Câmpus Gaspar, com 32,39%, teve o maior índice de aprovação dentre todas as escolas da cidade, independentemente do total de inscritos.

Excluindo as escolas que tiveram menos de 10 inscritos, os câmpus do IFSC tiveram os maiores índices de aprovação nas cidades de Araranguá (19,15%), Criciúma (17,39%), Jaraguá do Sul (câmpus do Centro, com 33,33%) e São José (28,69%). O número de Jaraguá do Sul inclui um candidato que informou como escola de conclusão do ensino médio a unidade da Escola Técnica Federal de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, atual Câmpus Jaraguá do Sul-Centro do IFSC.

O Câmpus São Miguel do Oeste (20%) foi a segunda escola da cidade com pelo menos 10 inscritos que mais aprovou no vestibular da UFSC. Já em Caçador (20%) e em Florianópolis (câmpus do Centro, com 38,16%), os câmpus do IFSC também se destacaram dentre as escolas com pelo menos 10 inscritos, ficando em segundo lugar no geral e, em ambos os casos, com o melhor desempenho de escola pública desse grupo.

O Câmpus Chapecó (10,71%) teve o quinto maior índice de aprovação dentre as escolas da cidade com pelo menos 10 inscritos e o segundo maior quando consideradas apenas as escolas públicas nesse grupo. Os câmpus Palhoça Bilíngue (7,69%), Itajaí (7,14%) e Canoinhas (4,35%) também tiveram pelo menos um candidato aprovado no vestibular.

O pró-reitor de Ensino do IFSC, Luiz Otávio Cabral, avalia que a instituição destaca-se pela competência em formar seus estudantes, mesmo que seu foco de formação não seja o vestibular. O resultado, na visão dele, é fruto da articulação entre ensino, pesquisa e extensão dentro do Instituto Federal.

Ensino médio técnico e Proeja
O ensino médio no IFSC é oferecido em dois tipos de curso: o ensino médio técnico (técnico integrado) e o Proeja. O ensino médio técnico é destinado a candidatos recém-saídos do ensino fundamental, que ingressam em um curso do Instituto Federal por meio de prova (exame de classificação) ou sorteio. O aluno tem as disciplinas do currículo normal do ensino médio e as específicas do curso técnico escolhido. A duração média é de quatro anos.

Já no Proeja, o ensino técnico é oferecido junto com o médio na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), para pessoas com 18 anos ou mais que não tiveram acesso ou tiveram que parar com os estudos antes de concluir o ensino médio. A seleção dos candidatos é feita por sorteio e a duração dos cursos vai de dois anos a três anos e meio.

Todos os cursos de ensino médio que o IFSC possui podem ser consultados em www.ifsc.edu.br/cursos.

Graduação no IFSC
Diferentemente da UFSC, o IFSC não adota mais vestibular para ingresso em cursos de graduação. As vagas são preenchidas exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior.

O próximo período de inscrições no Sisu está bem perto de começar: vai de 22 a 25 de janeiro. O IFSC Xanxerê vai abrir 40 vagas para Engenharia Mecânica. No total a instituição vai abrir 1.884 vagas em cursos de 19 cidades. O edital 14/Deing/2019-1 traz informações sobre os cursos oferecidos e sobre o sistema de reserva de vagas que o Instituto Federal adota.

*Fonte IFSC


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar