WhatsApp
49 9 9964.1833
Publicidade
Comunidade, Cultura - 16 Mai 2017 20:26

GAPA traz para Xanxerê exposição que retrata a violência contra mulher

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 674
GAPA traz para Xanxerê exposição que retrata a violência contra mulher (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)

O projeto “Violência Contra mulher - Um Olhar Anterior”, desenvolvido pelo Grupo de Apoio de Prevenção à Aids (GAPA) de Chapecó, está exposto na Câmara de Vereadores de Xanxerê. No acervo encontra-se uma fotografia da xanxerense Hanna Döhl, que registrou uma cena da policial militar Soldado Viviani Solforoso com seu filho mostrando o que pode ser feito para prevenir a violência contra a mulher.

A exposição de fotografias segue até o dia 23 de junho e toda população poderá conferir e refletir em torno do assunto que é tão polêmico. O público poderá visualizar as imagens nas terças, quintas e sextas-feiras.

Conforme o presidente do GAPA, Dirceu Hermes, a ONG vem trabalhando há 28 anos na prevenção do HIV, da Aids e desmistificando o preconceito. Esse trabalho possibilita ainda que ocorra uma discussão em torno de vários assuntos e, nesse caso, na questão da violência contra a mulher, que segundo Dirceu, é algo bastante preocupante.

- Resolvemos abordar de uma forma diferente da existência da problemática social que é o HIV e a violência contra mulher, criança, exploração sexual infantojuvenil que fomos abraçando outras causas no decorrer da nossa trajetória, e muito em função disso viemos com uma exposição para fazer com que as pessoas reflitam uma realidade muito próxima, mas de uma forma lúdica e provocante ao mesmo tempo. É a primeira exposição fora de Chapecó, então Xanxerê é a nossa estreia, mas a ideia é percorrer todo estado catarinense durante esse ano. Estamos muito contentes com a receptividade de Xanxerê e a forma como os parceiros abraçaram essa causa e isso serve de estímulo para levar essa exposição aos outros municípios – destaca o presidente do GAPA.

O presidente da Câmara de Vereadores, Adriano De Martini destaca a importância de abrir o leque da discussão em torno da violência contra a mulher e, ao mesmo tempo prestigiar a cultura local, uma vez que uma xanxerense foi selecionado com uma fotografia para retratar o assunto.

- Nós temos a alegria nesse dia de estar juntos nesse lançamento de exposição fotográfica, a qual temos uma xanxerense que foi selecionada, então o nosso trabalho é de valorizar os talentos locais e, a partir dessa exposição da temática que é muito importante que é a violência contra a mulher. Somos parceiros desse trabalho com o GAPA justamente para despertar na sociedade uma consciência e um olhar crítico a partir da realidade das mulheres. Enquanto Câmara de Vereadores temos essa responsabilidade coletiva e queremos despertar em toda a sociedade, desde as mulheres, mas também homens, crianças idosos que participem desse debate e que a violência seja diminuída cada vez mais – frisa.

Hanna Döhl, que concorreu com profissionais de todo país, diz estar contente em mostrar seu trabalho na sua cidade, e também possibilitar que familiares, amigos e conhecidos conhecem a exposição e discutam sobre o assunto.

- Expor na minha cidade reforça e valoriza ainda mais os artistas que temos aqui. Várias pessoas do país inteiro participaram e, trazer para Xanxerê essa exposição possibilita abrir a discussão em torno do assunto violência contra a mulher, sem contar a prevenção que é importantíssimo para evitar que casos aconteçam. Estou muito feliz e convido a todos que venha até a Câmara de Vereadores para prestigiar essa exposição do GAPA – finaliza. 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar