WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura, Eventos, Geral, Social - 16 Mai 2018 10:03

Grupo de Xanxerê é classificado para o maior festival de dança do mundo

Esta é a primeira vez que o ECA se apresentará no palco principal do Festival de Joinville
Por: Aline Tonello
Visualizações: 2127
Grupo de Xanxerê é classificado para o maior festival de dança do mundo (Foto: Divulgação)

A 36ª edição do Festival de Dança de Joinville, que acontece de 17 a 28 de julho, contará com a presença do grupo de dança Expressão Corpo e Arte (ECA) de Xanxerê. A companhia já se apresentou em outras edições no palco aberto e, nesse ano, vai fazer história competindo no palco principal pela categoria júnior de dança urbana. Essa é a primeira vez que um grupo de Xanxerê e da região oeste de Santa Catarina poderá representar o estado nesta categoria no maior festival de dança do mundo.

A coreografia “Obra Prima” é de autoria do coreógrafo Gandhi Tabosa, de Manaus (AM). Foi o primeiro trabalho do manauara fora de casa e o pedido do ECA era de que a apresentação tocasse as pessoas que assistissem. Dever cumprido e o reconhecimento veio de forma que ninguém imaginava.

- Quando cheguei em Xanxerê eu gostei da cidade e me apaixonei pelos alunos. Fizemos essa coreografia no final de 2016 e participamos do Festival Internacional de Hip Hop, em Curitiba, no ano passado. Depois disso, o Diego quis mandar o vídeo da apresentação para Joinville e a gente sabe que lá é muito difícil de ser aprovado, muita concorrência e pouquíssima aprovação, e a gente passou. Para mim, profissionalmente, nunca um trabalho meu foi para palco principal, somente palco aberto, então está sendo muito especial, estou emocionado – conta Gandhi.

Diego Gonçalves, diretor de coreografia, ensaiador e diretor do ECA, compartilha da mesma emoção do coreógrafo.

- Para nós é a maior conquista da nossa história, porque estar selecionado para o palco principal é o sonho de qualquer companhia, a gente não esperava. Mandamos vídeos vários anos, fomos selecionados para o palco aberto, e agora essa aprovação para o palco principal mudou o rumo do que tínhamos programado para o ano, porque o festival requer investimento nisso – conta Diego.

Além da conquista inédita do palco principal, o Expressão Corpo e Arte também classificou a bailarina Aline Elicker para a dança solo contemporânea no palco aberto.

- É uma grande conquista para ela como bailarina, ela que está na companhia há apenas dois anos, então isso nos deixa muito felizes também. Mas ser selecionado para o palco principal é um prêmio máximo para qualquer companhia, não precisamos nem ganhar ou ficar entre os três primeiros. Como nunca teve um grupo do oeste catarinense no palco principal, para nós, levar o nome de Xanxerê e Santa Catarina para esse palco é muito bom, é um sonho meu desde que comecei a companhia, foi uma longa trajetória e chegamos ao ápice de qualquer grupo de dança – finaliza Diego.

Confira a coreografia selecionada:

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar