WhatsApp
49 9 9964.1833
Negócios - 12 Mai 2017 08:48

Haitiano cria seu próprio negócio em Xanxerê para auxiliar imigrantes

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 3205
Haitiano cria seu próprio negócio em Xanxerê para auxiliar imigrantes (Foto: Divulgação)

O haitiano Loinel Maurice mora em Xanxerê há mais de três anos. Após constatar algumas dificuldades nos trâmites burocráticos envolvendo os imigrantes que vivem na região, percebeu um nicho de mercado e decidiu montar o próprio negócio. Depois de oito visitas ao Sebrae, na Justiça Eleitoral e Receita Federal, ele é um Microempreendedor Individual.

O foco do negócio é assessoria pessoal. Ele explica que há grandes dificuldades no momento de enviar dinheiro aos familiares no Haiti.

- Temos que perder um dia por mês para ir de Xanxerê até o shopping em Chapecó para fazer isso, o que é complicado em função do trabalho e também dos gastos. Então, decidi criar um CNPJ para prestar serviços e facilitar a transferência de recursos financeiros - explica Loinel que também atua como vice-presidente da Associação de Haitianos de Xanxerê. 

Segundo Loinel, o atendimento do Sebrae/SC foi fundamental para a formalização.

- Fui muito bem atendido, recebi as orientações que precisava para obter o CNPJ e estou formalizado - conta o novo empreendedor que legalizou seu negócio na 9ª Semana do Microempreendedor Individual promovida pelo Sebrae/SC com a parceria da Assembleia Legislativa (Alesc). 

De acordo com o analista técnico do Sebrae/SC, Arildo Jacóbus, Loinel procurou a entidade na última sexta-feira (5).

- Encaminhamos para a Justiça Eleitoral e para a Receita Federal, conversamos com um contador e, após pesquisar a condição legal e possível entre os imigrantes, em três dias ele estava formalizado – comenta.

Jacóbus realça que a agência do Sebrae/SC em Xanxerê tem uma característica de atendimento constante que se manteve na Semana do MEI.

- Atendemos em média 20 pessoas por dia em busca de orientações sobre formalização, declaração anual, gestão, entre outros aspectos. Também contamos com um contador para esclarecer dúvidas, além da participação da Crediamai e Sulcredi, que apresentaram suas modalidades de microcrédito – explica.

Santa Catarina tem atualmente cerca de 250 mil microempreendedores individuais formalizados. A coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC atende 54 municípios que, juntos, contabilizam 16 mil microempreendedores individuais formalizados.

Os atendimentos da Semana do MEI seguem até sábado (13) em todo o Estado.

- Disponibilizamos diariamente soluções a este público, porém durante o evento, as atividades são intensificadas, visando facilitar o acesso às ferramentas que contribuem para aperfeiçoar a gestão dos negócios - destaca o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani. (Fonte: MB Comunicação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar