Hospital Regional São Paulo busca realizar ações para diminuir consumo de água - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Saúde - 29 Nov 2012 08:13

Hospital Regional São Paulo busca realizar ações para diminuir consumo de água

Por: Leticia Faria
Visualizações: 6245

Com a chegada das altas temperaturas consumo aumenta significativamente

Com a aproximação do verão a população costuma, por motivos óbvios, consumir mais água. O calor intenso decorrente de temperaturas elevadas faz com que o consumo de água aumente consideravelmente. No Hospital Regional São Paulo – ASSEC de Xanxerê, este aumento no consumo já pode ser percebido.

De acordo com o Coordenador de Manutenção do HRSP, Giorgio Panigalli, o gasto de água no hospital é grande, devido a todo o processo de higienização de todos os setores e principalmente da lavanderia do enxoval hospitalar. Porém, o coordenador observa que com as altas temperaturas dos últimos dias, o consumo teve um aumento significativo e os pacientes, colaboradores e usuários do hospital devem colaborar a não desperdiçar água.

- O hospital necessita de um volume grande de água diariamente, devido a todos os serviços que necessitam ser realizados. Porém, é importante alertar os colaboradores e principalmente nossos pacientes e visitantes, para que cada um faça sua parte, para podermos reduzir o consumo do recurso hídrico - frisou.

A Diretora Geral do HRSP, Neusa L Luiz, observou que o hospital irá realizar algumas medidas para orientar e conscientizar sobre a importância de utilizar com prudência e não desperdiçar água no ambiente hospitalar.

- A água é um bem natural, que não pode ser fabricado, por isto, também não pode ser desperdiçado. É necessário termos consciência do uso racional deste bem hídrico. Cuidar deste líquido precioso que todos precisamos é uma responsabilidade de cada um. O segredo do sucesso é a consciência do cuidado. O hospital quer fazer sua parte, através desta campanha da redução no consumo. Está buscando medidas para orientar e ajudar a todos crescerem na conscientização. Sabemos que quando alguns esbanjam, outros sofrem a falta. Entendo que o uso racional da água é também uma ação solidária. Por isso, NÃO vamos desperdiçar! - observou.


Algumas dicas para evitar o desperdício de água no hospital e também em casa
-Ao escovar os dentes: com a torneira aberta, o gasto é de até 25 litros. Primeiro escove e depois abra a torneira para encher um copo com a quantidade necessária para o enxágue;

-Tome banhos rápidos. A cada minuto no banho você gasta de 3 a 9 litros;

-Regule as válvulas de descarga, as convencionais usam cerca de 40% de toda a água de uma casa ou escola;

-Cada segundo que uma pessoa permanece com o dedo na descarga são 10 litros de água desperdiçados.

-Ao apertar a descarga: uma válvula de privada no Brasil chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto. Por isso aperte apenas o tempo necessário.

-Ao usar as torneiras: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto e se estiver pingando são 46 litros por dia;

-Faça o teste do relógio de água, se os ponteiros continuarem rodando sem consumo, é sinal de vazamento;

- Em casa, procure captar água da chuva para lavar carro, calçadas e regar as plantas;

-Use ducha de água eficiente. São baratas, fáceis de instalar, e podem economizar até 750 litros por mês de acordo com grande parte da opinião dos especialistas;

-Ensine as crianças a desligar torneiras de maneira correta após cada utilização;

-Pegue uma chave-de-fenda e corrija a torneira que está pingando. É simples, barato e a ação pode economizar duzentos litros por semana.

Hospital Regional São Paulo busca realizar ações para diminuir consumo de água

Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar