HRSP e Corpo de Bombeiros assinam termo de cooperação para atividades com cães no hospital - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Bombeiros, Saúde - 25 Nov 2020 18:00

HRSP e Corpo de Bombeiros assinam termo de cooperação para atividades com cães no hospital

Por: Redação
Visualizações: 246
HRSP e Corpo de Bombeiros assinam termo de cooperação para atividades com cães no hospital (Fotos: Ascom HRSP)

A direção do Hospital Regional São Paulo (HRSP) e o comando do 14º Batalhão de Bombeiros Militares de Xanxerê assinaram na tarde desta quarta-feira (25) um Termo de Cooperação entre as entidades para a continuidade do Projeto Plantão 4 Patas, de Terapia Assistida por Animais (TAA). O projeto existe desde 2014, porém o documento formaliza a atividade e estabelece algumas obrigações para a continuidade da terapia.

- Esta formalização nos dá garantia de continuidade deste bonito projeto, pois pela experiência já vivenciada durante estes anos de atividades, é possível identificar o quanto de benefício traz para os pacientes, acompanhantes, colaboradores e, também, para os próprios cães. Agradecemos e parabenizamos ao Corpo de Bombeiros e a equipe de nosso hospital – comenta a diretora geral do HRSP, Neusa Luiz.

Conforme o comandante da corporação, o Tenente Coronel Walter Parizotto, o intuito é formalizar a parceria entre as instituições, para que o projeto siga sendo desenvolvido mesmo após a saída dele de Xanxerê, programada para os próximos meses.

- Esse Termo de Cooperação técnica é a garantia da continuidade desse projeto. A parceria existia de fato, mas não havia sido formalizada, então agora colocamos no papel. Mesmo que um pouco atrasado, é um documento que funciona como uma espécie de Registro de Nascimento do projeto, um marco para a atividade – explica.

Plantão 4 Patas
Neste ano, devido a suspensão dos projetos em razão da pandemia do novo coronavírus, houve uma pausa nas atividades com cães dentro da instituição. Porém, o “Plantão 4 Patas” já se consolidou dentro do hospital, foi implantado há seis anos e já beneficiou cerca de seis mil pacientes.

Tendo seus resultados comprovados, a TAA auxilia no tratamento, mesmo que apenas com uma visita rápida. Os pacientes interagem com o cão e também uns com os outros, o que causa uma quebra de rotina dentro do ambiente hospitalar e auxiliar na melhora.  No HRSP, o projeto é coordenado e integrado pelas equipes de psicologia, serviço social e fisioterapia.

- O projeto foi ficando mais conhecido com o passar do tempo e hoje, mesmo com as atividades suspensas temporariamente em razão da pandemia, muitos dos pacientes e acompanhantes nos questionam sobre a visita do cão dentro do hospital. Esperamos que em 2021 consigamos retornar com as atividades, especialmente após a formalização da parceria que temos com o Corpo de Bombeiros – destaca a assistente social e coordenadora do projeto, Liliane Cavasin.

No HRSP, além das visitas, o cão auxilia também alguns pacientes durante as sessões de fisioterapia. Os profissionais avaliam os pacientes que podem receber esse atendimento diferenciado. Com o acompanhamento do fisioterapeuta, o paciente é estimulado a fazer os exercícios juntamente com o cão, que atende os comandos do bombeiro que o acompanha.

Todos os cães que fazem parte do projeto e visitam o hospital passam por exames prévios, que comprovam sua saúde, e são de extrema importância para que a visita não coloque os pacientes ou o animal em risco de contrair doenças um do outro. Diante disso, eles são preparados e higienizados previamente para podem adentrar ao hospital. (Ascom HRSP)

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Por Sanny Borges


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar