HRSP é credenciado a Serviços de Assistência de Alta Complexidade em Eletrofisiologia - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Saúde - 28 Dez 2012 08:26

HRSP é credenciado a Serviços de Assistência de Alta Complexidade em Eletrofisiologia

Por: Leticia Faria
Visualizações: 1494
HRSP é credenciado a Serviços de Assistência de Alta Complexidade em Eletrofisiologia Diretores com a publicação do credenciamento

Pacientes do Oeste e Meio Oeste que antes precisavam se deslocar até Florianópolis vão poder realizar procedimentos em Xanxerê

A população de Xanxerê e região ganha mais um avanço na área da saúde. O Hospital Regional São Paulo – ASSEC de Xanxerê, foi credenciado para realizar os Serviços de Assistência de Alta Complexidade em Laboratório de Eletrofisiologia - estudo que procura identificar arritmias cardíacas no coração que o fazem bater de forma descompassada. A portaria de número 1.410 de 18 de Dezembro de 2012, que habilita o credenciamento, foi publicada na tarde de ontem (19), no Diário Oficial da União.

De acordo com o diretor administrativo do HRSP, Fábio Ivonei Lunkes, o hospital já vinha realizando os procedimentos de eletrofisiologia, de forma emergencial e agora, com o credenciamento, o HRSP realizará os procedimentos de forma eletiva.

- Este é com certeza um ganho muito grande para todos os pacientes da região Oeste e Meio Oeste que necessitam dos procedimentos de eletrofisiologia. Antes, eles tinham que se deslocar até Florianópolis para poder obter o estudo, agora, eles poderão fazer aqui mesmo, no nosso hospital - destaca.

O diretor ressaltou ainda que o credenciamento estava sendo muito aguardado pela direção e equipe médica do HRSP.

- Estávamos esperando há mais de um ano por este credenciamento, este período foi o tempo em que o processo de credenciamento tramitou no Ministério da Saúde, e agora fomos agraciamos com este importante avanço, que irá beneficiar todo o Oeste e Meio Oeste catarinense - enfatizou o Diretor.

Para a diretora geral do HRSP, Irmã Neusa L. Luiz, o credenciamento é mais um passo avançado para que o hospital possa ser um centro de atendimento em saúde que atenda as necessidades das doenças regionais.

- Nos últimos anos nosso Hospital tem evoluído muito, além das ampliações físicas, estamos ampliando os serviços existentes e buscando novos. Nosso objetivo é podermos resolver aqui mesmo todas as necessidades de doenças da população regional. Estamos muito felizes, em termos conseguido mais este credenciamento, é mais um passo avançado no serviço de Cardiologia. Queremos oferecer, este presente de Natal, fruto do trabalho de mais de um ano,a toda população de Xanxerê e Região de abrangência - finalizou a diretora.

Os responsáveis pelo Laboratório de eletrofisiológica do HRSP são os médicos Alexander Dal Forno - Eletrofisiologista e Cláudio Ferreira – Arritmologista. De acordo com o Eletrofisiologista Doutor Alexander, o credenciamento trará a resolutividade para os pacientes que convivem com arritmias cardíacas.

- Esse credenciamento permitirá que muitas pessoas que passavam anos convivendo com arritmias cardíacas possam agora obter a resolução do problema. Agora, os cardiologistas da região vão ganhar uma nova ferramenta para dar mais qualidade ao atendimento de seus pacientes - assegurou.
Os procedimentos de Eletrofisiologia devem iniciar já no início do próximo ano no HRSP. A Direção do hospital aguarda agora os procedimentos finais junto a Secretaria de Estado da Saúde para iniciar os procedimentos.


O que é Estudo Eletrofisiológico e Ablação por catéter?
O estudo eletrofisiológico consiste na introdução de cateteres (tubos finos e flexíveis especiais) em locais específicos do coração para descobrir e estudar os defeitos no sistema elétrico do coração. Além disso, o estudo eletrofisiológico é parte do procedimento de ablação por cateter, pois é através da ablação que focos causadores de arritmia podem ser cauterizados dentro do coração e com isso obter a cura das arritmias cardíacas. Por isso, o exame é fundamental para descobrir as causas das palpitações ou desmaios e obter o tratamento definitivo.


Quando está indicado o estudo eletrofisiológico?
O estudo eletrofisiológico está indicado para os pacientes que apresentam sintomas como palpitações, tonteiras e/ou desmaios. Também é utilizado para o diagnóstico de taquicardias documentadas pelo eletrocardiograma e para verificar o risco de morte súbita em alguns tipos de pacientes.

HRSP é credenciado a Serviços de Assistência de Alta Complexidade em Eletrofisiologia Diretores com a publicação do credenciamento

Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar