WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Religião - 19 Mai 2017 11:18

HRSP prepara celebrações para o Dia de Santa Maria Bernarda nesta sexta (19)

Por: Aline Tonello
Visualizações: 336
HRSP prepara celebrações para o Dia de Santa Maria Bernarda nesta sexta (19) (Fotos: Assessoria de Imprensa)

Esta semana o Hospital Regional São Paulo (HRSP) tem uma programação religiosa diferente, em função da celebração do Dia de Santa Maria Bernarda, nesta sexta-feira (19). Bênçãos nos corredores e missa estão no roteiro das homenagens à Santa, que há mais de quatro décadas está intimamente ligada ao HRSP e ao município de Xanxerê. Santa Maria Bernarda é a fundadora da congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que assumiram a direção e administração do hospital.

Nos corredores foram dois dias de visitas com padres, religiosas e membros da equipe de espiritualidade do hospital, num momento de fé e devoção. Pacientes, acompanhantes e colaboradores eram convidados a participar das orações e homenagens. Já para esta sexta-feira (19), o Dia de Santa Maria Bernarda, está programada uma benção na Casa de Acolhida Madre Bernarda – espaço mantido pelo hospital e voluntários, para que acompanhantes possam se hospedar – e, também, uma missa no auditório da entidade, às 14h30min.

- Nesta casa dedicada ao cuidado e promoção da vida e da saúde, as Irmãs continuam a missão e os ensinamentos de Santa Maria Bernarda, cultivando sua espiritualidade, e praticando a misericórdia com os doentes e suas famílias, com a comunidade local e regional. Numa palavra, é a presença permanente de Santa Maria Bernarda em nosso meio, promovendo, amando, cuidando e salvando a vida - comenta Irmã Marinês Burin, presidente da Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, entidade mantenedora do HRSP.

A ASSEC é a entidade civil da congregação das Irmãs Franciscanas dedicada particularmente ao campo da saúde. Há 44 anos, as Irmãs, por meio da ASSEC, assumiram a administração e direção do Hospital Regional São Paulo. A Associação se rege pelos princípios do Evangelho, pelo carisma e espiritualidade e ensinamentos Santa Maria Bernarda.

-É uma história de fidelidade à missão, aos princípios e valores que marcam a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que animam o empenho de todos e cada um/a, os administrativos, os médicos, a enfermagem, as chefias, os responsáveis por todos os serviços gerais e de suporte, os colaboradores, os voluntários e amigos para que todos prestem os serviços com profissionalismo, competência, amor, espiritualidade e excelência humana - explica a presidente da ASSEC.

Conheça um pouco da história de Santa Maria Bernarda
Conforme a Irmã Marinês Burin, Santa Maria Bernarda nasceu no povoado de Auw, na Suíça, em maio de 1848. Seu nome de batismo era Verena Bütler. Na juventude, aos 19 anos, ela se consagrou a Deus na vida religiosa contemplativa, num mosteiro chamado Maria Auxiliadora. Nesse mosteiro, localizado na Suíça, Verena viveu exercendo forte influência de liderança na espiritualidade, formação das irmãs e na administração da casa.

- Ao receber uma carta de D. Pedro Schumacher, bispo missionário da Diocese de Portoviejo, no Equador, na qual relatava a imensa necessidade de missionárias, de religiosas, pois as famílias, os jovens e as crianças estavam abandonados, ela sentiu que era o chamado de Deus. Com ela se entusiasmaram também outras religiosas - conta Irmã Marinês sobre a vinda de Maria Bernarda para a América Latina.

Foi no dia 19 de junho de 1888, que Maria Bernarda, aos 40 anos de idade, acompanhada de seis jovens religiosas, partiu rumo ao Equador.  Passo que marcou o início da Congregação de Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. E como líder do grupo, Maria Bernarda foi reconhecida como fundadora.

- Após sete anos de intensa missão no Equador, dedicadas ao anúncio do Evangelho, à catequese, à educação escolar, ao cuidado dos doentes, dos idosos e dos pobres, através das obras de misericórdia espirituais e corporais, Maria Bernarda e as irmãs tiveram que abandonar o país, devido a uma revolução política anti-eclesial, maçônica, que expulsou todos os missionários, missionárias e o próprio bispo - comenta a religiosa.

Pelo mar, Madre Bernarda, com suas Irmãs, fugiram do Equador e chegaram a Cartagena, na Costa da Colômbia. Em 1911, ainda em vida, Madre Bernarda enviou as primeiras irmãs para o Brasil, onde se dedicaram ao trabalho missionário nas escolas, nos hospitais, nas casas de idosos, e na atenção e promoção aos mais pobres e necessitados. E esta missão continua até os dias atuais, nos países e lugares onde estão presentes. Em Xanxerê, por exemplo, atuando na administração, direção e animação do Hospital Regional São Paulo.

Conforme a presidente da ASSEC, além das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que continuam a espiritualidade e missão de Santa Maria Bernarda, também há leigos que vivem este mesmo carisma e se integram à Associação de leigos Madre Bernarda (Almaber). Em Xanxerê, há dois grupos ativos na evangelização e promoção humana e social de pessoas e comunidades.

Santificação
Maria Bernarda faleceu no dia 19 de maio de 1924, em Cartagena/Colômbia, aos 76 anos e com grande fama de santidade. O povo logo passou a invocá-la e a visitar seu túmulo, pedindo favores. No dia 12 de outubro de 2008, o Papa declarou Maria Bernarda como Santa da Igreja Católica. Sua festa é celebrada no dia 19 de maio. E deu-lhe o título de “Missionária da misericórdia”.

A cidade de Cartagena é guardiã dos venerados restos mortais de Santa Maria Bernarda. No local foi construído um santuário, lugar de muitas peregrinações e bênçãos. (Assessoria de Imprensa)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar